Na Morte de D. Anacleto de Oliveira

Autarquia
18 Setembro 2020

O Município de Ponte de Lima vem manifestar o mais profundo sentimento de pesar pela morte inesperada de D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira (1946-2020). Trata-se de uma perda irreparável para a Diocese de Viana do Castelo e para a Igreja Portuguesa, o desaparecimento deste Prelado que há dez anos a Santa Sé nomeou Bispo Titular da Diocese de Viana do Castelo e que ainda recentemente celebrou o Jubileu Sacerdotal.

Neste momento tão doloroso, em que endereçamos as mais sentidas condolências à família de D. Anacleto Oliveira, reconhecemos o papel a todos os níveis meritório de D. Anacleto de Oliveira, nos campos da liturgia e da espiritualidade, assim como na interpretação e tradução do texto bíblico.

Mas recordamos, sobretudo, a sua bondade, o seu espírito altruísta e conciliador, como grande cristão que era, a sua preocupação constante em contactar com as comunidades católicas e com a população perante quem se sentia um verdadeiro Pastor.