-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Albergue de Peregrinos chega aos 10.000 Peregrinos
Albergue de Peregrinos chega aos 10.000 Peregrinos
O recebeu ontem, dia 24 de agosto, a Peregrina para pernoitar registada com o número 10000.
Aberto desde o dia 17 de julho de 2009, esta estrutura, a funcionar todos os dias do ano para receber os Peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela e a Fátima, atinge assim uma dezena de milhar de Peregrinos a pernoitar, aos quais se devem juntar as muitas centenas que procuram o Albergue apenas para carimbar a Credencial do Peregrino, optando por ficar alojados em estruturas hoteleiras e similares tradicionais em Ponte de Lima e nas redondezas.
No ano de 2010, em que se celebrou o Ano Santo Compostelano, procuraram o Albergue 5876 Peregrinos - 4502 para pernoitar e 1374 para carimbar a Credencial do Peregrino, ou seja, em trânsito.
Contudo, no presente ano, contra todas as expetativas por se não tratar de Ano Santo e preverem-se diminuições, o número de Peregrinos tem aumentado de forma notória.
No primeiro semestre deste ano, pernoitaram no Albergue de Peregrinos 2450 Peregrinos e transitaram (carimbaram a Credencial do Peregrino) 707 Peregrinos, perfazendo um total de 3157 Peregrinos, antes do início da época de maior afluência de Peregrinos - julho, agosto e setembro.
Atente-se ainda que, de janeiro a junho de 2010 (Ano Santo) pernoitaram no Albergue 1637 Peregrinos. No mesmo período do presente ano foram 2450 Peregrinos, como se disse, representando uma diferença, para mais, de 813 Peregrinos - um aumento superior a 49,66%.