-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Exposição de Luminária na Torre da Cadeia Velha em Ponte de Lima
Exposição de Luminária na Torre da Cadeia Velha em Ponte de Lima
Está patente ao público na Torre da Cadeia Velha em Ponte de Lima, até 15 de agosto, uma exposição de Luminária com trabalhos realizados pelo Mestre Artesão Manuel Armada.
Organizada pela Loja de Turismo de Ponte de Lima, com o apoio do Município de Ponte de Lima, esta mostra pretende divulgar e enaltecer o trabalho do Mestre Manuel Armada e em simultâneo prestar-lhe uma homenagem pela sua dedicação à arte.
A receção à exposição tem-se revelado um êxito. O Ateliê Armada junto ao Paço do Marquês continua a sua atividade com o neto João Manuel Armada. Este espaço pode ser visitado todos os dias da semana à hora de expediente, oportunidade para ver os novos trabalhos realizados.
O sucesso desta exposição, sustenta a aposta em promover e divulgar o trabalho dos artesãos locais no sentido de levar o nome e a arte de Ponte de Lima ao mundo e neste caso homenageia o artista e cidadão Manuel Armada e a sua família.
Breve resenha da Vida e Obra do Mestre Manuel Armada:
"Com nove anos de idade segue a profissão do avô e de um tio que dão os primeiros ensinamentos a fazer funilaria. Aos vinte e seis anos estabeleceu-se por conta própria, a conselho da avó. Nos anos sessenta, numa vinda ocasional do então Cônsul norte-americano no Porto a Ponte de Lima, as peças de luminária enchem de espanto aquele encarregado de negócios que se interessa pelo trabalho do artesão divulgando-o no círculo de amizades, propagando-se rapidamente a outros sectores."
A sua obra está espalhada pelos quatro cantos do mundo.
Foram cerca de setenta anos dedicados a uma arte seguida pelos seus filhos e netos com a mestria digna do grande artesão Manuel Armada.