'O Mundo a Dançar' - Festival Internacional de Folclore em Ponte de Lima no dia 4 de agosto

01 Agosto 2011
"O Mundo a Dançar" - Festival Internacional de Folclore, realiza-se em Ponte de Lima no dia 4 de agosto, às 22 horas, no Largo de Camões. Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais...

"" - Festival Internacional de Folclore, realiza-se em Ponte de Lima no dia 4 de agosto, às 22 horas, no Largo de Camões.

Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), este festival visa promover um espetáculo único, de cor e alegria, mostrando outros povos e outras culturas de todo o Mundo. Na edição 2011 participam os seguintes grupos:

Bielorrussia - FOLK DANCE ENSEMBLE RADUGAO - O grupo "Raduga" foi criado em 1956. Representa as danças tradicionais de várias regiões da Bielorússia. Estas danças acompanham diferentes ocasiões na vida das pessoas (jogos, feriados e trabalho). Cor, originalidade e temperamento - tudo isto está presente no repertório do grupo. É visível uma atmosfera festiva e lirismo delicado que encanta a plateia quando as raparigas cantam e dançam em anel, representando coroas de flores silvestres.

Bolivia - BALLET FOLKLÓRICO DE LA PAZ - BAFOPAZO Ballet Folklórico de La Paz é uma Instituição privada, fundada em 2006 que se dedica á pesquisa e realização de danças tradicionais da Bolívia. Apesar da sua curta carreira, têm percorrido várias cidades da Bolívia e também no estrangeiro. Pelas suas ricas coreografias, foi considerado o melhor Ballet juvenil pelo Conselho Municipal da Juventude de La Paz. Para além disso, através do conhecimento teórico e prático das danças Bolivianas, pretende tratar temas como a diversidade cultural, tradições, costumes e rituais.

Buriacia - NATIONAL FOLK DANCE ENSEMBLE "SELENGA"- O grupo Selenga foi fundado em 1992. Proveniente da cidade de Ulan-Ude - Buryatia fica a cerca de 5.000Km de Moscovo, fazendo fronteira com a Mongólia e China o que influencia a sua cultura. O nome do grupo provém do rio Selenge, o maior rio da Republica de Buryatia, que termina no lago sagrado Baikal o lago de água doce mais profundo do mundo. As suas danças representam os povos do norte da Rússia, região de Evenki - Korvak e povos da Mongólia.

Togo - BALLET BALLAFONBALAFON é um grupo artístico criado em 1981. Conta com 60 artistas, profissionais e polivalentes. O seu espetáculo baseia-se em rituais Vudu, danças sedutoras e atos teatrais de feitiçaria, apoiadas pelo ritmo dos tambores que medem 3 metros de altura e que só podem encontrar no convento de "Hebiesso" o terrível e poderoso deus do trovão. No Togo, Balafon tem participado em várias atividades culturais e artísticas a nível oficial e privado. No estrangeiro, a consagração do grupo foi nos anos 1995 e 1996 em França no programa de televisão "Le monde est à vous".