À descoberta do Museu dos Terceiros em Ponte de Lima - Mais visitantes

12 Julho 2011
O Museu dos Terceiros em Ponte de Lima recebeu no 1º semestre deste ano um aumento de 20%, totalizando 4898 visitas. Considerado como uma referência no roteiro cultural da Vila Mais Antiga de Portugal, o Museu dos Terceiros, é um valioso conjunto...

Considerado como uma referência no roteiro cultural da Vila Mais Antiga de Portugal, o Museu dos Terceiros, é um valioso conjunto arquitetónico, constituído por duas igrejas, alas de apoio, claustro, quintal e jardim. A ala da ordem Terceira, data de meados do século XVIII e mantém até hoje o aspeto da arte barroca no seu auge. A intervenção de que foi alvo, nos últimos anos, permitiu a recuperação do edifício, dos seus elementos artísticos e de algumas peças que estão inseridas na exposição permanente.

O acervo é constituído maioritariamente por escultura, grande parte do século XVIII, embora possam ser apreciadas peças do período medievo. Destacamos igualmente as coleções de pintura e de ourivesaria que decoram a exposição permanente.

Este precioso conjunto de arte sacra permite ao visitante conhecer valiosíssimas peças que nos remetem para outras épocas e outros conhecimentos, sobre arte, museus, religião, cultura e história local, transformando a visita numa verdadeira aventura pelo Museu dos Terceiros.

Com um programa cultural diversificado, desde exposições aos concertos musicais, o Museu dos Terceiros aguarda a sua visita, de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.