Boletim Municipal de Ponte de Lima / junho de 2011

11 Julho 2011
O vigésimo primeiro número do Boletim Municipal de Ponte de Lima acaba de chegar ao público, em suporte material e digital. Distribuído nos locais habituais, encontra-se, de igual modo, disponível para consulta e download no website do Município.
O vigésimo primeiro número do Boletim Municipal de Ponte de Lima acaba de chegar ao público, em suporte material e digital. Distribuído nos locais habituais, encontra-se, de igual modo, disponível para consulta e no website do Município.

O Boletim que ora se apresenta perante a população limiana cumpre a exigente missão de informação e comunicação com os munícipes, abordando assuntos tão diversificados como ambiente, património, cultura, educação, desporto, desenvolvimento, economia, ação social e qualidade de vida - temáticas estruturantes da publicação, a qual procura ir ao encontro das expectativas, interesses e preocupações de um público multifacetado, dos mais jovens aos mais idosos, das famílias aos movimentos associativos e empresários locais.

Celebrando dez anos de existência no passado ano de 2010, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos é objeto do artigo de abertura, seguindo-se a apresentação do projeto "Contrato do Rio - Proposta de Restauro e Valorização do Rio Lima". São alvo de destaque as comemorações do Dia de Ponte de Lima, nas quais se insere a imposição das Medalhas de Honra e Mérito. Salientam-se ainda diversas intervenções, programadas ou em execução, de recuperação e refuncionalização de edifícios emblemáticos do centro histórico, bem como a requalificação urbanística da Alameda de S. João e do Passeio Ribeirinho. É da maior relevância o investimento efetuado na ampliação e beneficiação das redes de abastecimento de água e saneamento básico e na melhoria das acessibilidades locais. A alteração simplificada ao Plano Diretor Municipal (PDM), processo em fase de conclusão, representa a tomada de opções estratégicas de ordenamento do território, especialmente no que respeita à organização espacial das atividades económicas no concelho. Não poderíamos ainda esquecer as medidas de competitividade económica consubstanciadas em melhores infraestruturas para a instalação de novas indústrias, na redução dos encargos fiscais para o sector empresarial ou ainda na desburocratização dos processos. Não sendo possível nem oportuna uma inventariação exaustiva das temáticas abordadas, fazemos, por fim, referência à particular atenção dada aos projetos de ação social, assim como à aposta na qualificação recente de infra-estruturas educativas, não esquecendo as muitas e distintas intervenções na área cultural.