Voto de Solidariedade com os Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

Autarquia
05 Julho 2011
Na sequência das notícias vindas a público sobre a decisão do Conselho de Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em avançar com o despedimento coletivo de 380 trabalhadores até ao final do ano, esta Câmara Municipal manifestou formalmente junto do Senhor Primeiro-Ministro a sua profunda preocupação relativamente à situação pela qual estas famílias estão a passar, através de ofício enviado do qual deu conhecimento ao Senhor Ministro da Defesa Nacional ao Senhor Ministro da Economia e Emprego.

A capacidade empregadora da empresa extravasa efetivamente o limite do concelho de , tendo sido nesse aspeto uma das atividades vitais que maior riqueza gerou na região. Sendo alguns destes trabalhadores residentes em Ponte de Lima a nossa e preocupação ultrapassa a perspetiva concelhia, prevalecendo a inquietação pela estabilidade e empregadora de todo o território afetado.

Vimos por isso apresentar o nosso voto de solidariedade para com todos os trabalhadores e famílias que estão a ser diretamente atingidas por esta decisão, num momento já por si difícil.

Esperamos ainda que seja dada pelas entidades competentes a melhor atenção relativamente a este assunto e sejam efetivamente tomadas medidas extraordinárias para a sua resolução tendo em conta a própria dimensão socialmente dramática e o carácter excecional desta situação.