Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2011

27 Junho 2011
A Feira do Cavalo de Ponte de Lima revelou-se mais uma vez um evento de grande projeção, atraindo até à Vila Mais Antiga de Portugal milhares de visitantes. As noites da Feira do Cavalo receberam o maior número de sempre. Desta forma confirma-se...

Provas equestres, espetáculos musicais, artesanato, tasquinhas regionais e muito público fizeram o sucesso de mais uma Feira do Cavalo.

A de Ponte de Lima revelou-se mais uma vez um evento de grande projeção, atraindo até à Vila Mais Antiga de Portugal milhares de visitantes. As noites da Feira do Cavalo receberam o maior número de sempre.

Desta forma confirma-se o reconhecimento atribuído pelo Turismo de Portugal como um dos eventos que mais contribui para a promoção turística de Portugal. Foram quatro dias intensos, recheados de diversas provas equestres, com a presença dos melhores cavaleiros e das maiores coudelarias nacionais.

No âmbito desportivo, o destaque vai para a prestação do cavalo Ruby e para o cavaleiro Gonçalo Carvalho, da Coudelaria de Alter, que continuam como uma das grandes promessas portuguesas. Visivelmente satisfeito com os resultados alcançados, Gonçalo Carvalho venceu o Internacional de Ponte de Lima, afirmando "...saio daqui com boas pontuações..". Esta vitória no Internacional de Ponte de Lima, permite ao Cavaleiro dar mais um passo importante a caminho dos jogos Olímpicos.

A Coudelaria Santa Margarida, presença habitual, desde a primeira edição, arrecadou o título de melhor Criador e Campeão dos Campeões da Feira.

O contínuo sucesso da Feira do Cavalo de Ponte de Lima demonstra cada vez mais a importância da promoção do Cavalo e do hipismo em toda a região e eleva Ponte de Lima e Portugal ao circuito mundial equestre, transformando-se, em simultâneo, num motor de desenvolvimento social e económico, ao valorizar as potencialidades turísticas e ambientais do Concelho e de toda a região.

A Feira do Cavalo aposta, ano após ano, na promoção da raça do que tem na região a maior expressão da sua distribuição geográfica e conta com um número crescente de amantes e criadores.

A recuperação da raça Garrana tem como pilares fundamentais preservar, melhorar e divulgar. A salvaguarda do património genético e cultural, nos seus ecossistemas de montanha, consubstancia-se em projetos de desenvolvimento rural integrado, particularmente através de estratégias ambientais e turísticas de elevada qualidade e altamente diferenciadoras.

A consolidação da V Feira do Cavalo de Ponte de Lima deve-se, também, à confirmação para 2012 dos Criadores presentes e de outros, que já mostraram interesse junto da organização em participar neste evento, nomeadamente Associações Internacionais do Cavalo Lusitano.

A organização da Feira do Cavalo de Ponte de Lima numa parceria estabelecida entre o ; ; ; e , realça de igual modo, o papel dos patrocinadores na promoção deste evento e o respetivo retorno que cada um obtém, sendo de prever a continuidade destas parcerias, registando-se o interesse de novas marcas em se associarem à marca Feira do Cavalo de Ponte de Lima.

Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2011