Feira do Livro de Ponte de Lima – o incentivo à Leitura

16 Junho 2011
A Feira do Livro de Ponte de Lima, realizou-se de 3 a 12 de junho. Ao longo destes 10 dias acolheu as mais recentes obras do mercado editorial, com o intuito de incutir e fomentar o gosto pelos livros e pela leitura, e trouxe até Ponte de Lima...
A de Ponte de Lima, realizou-se de 3 a 12 de junho. Ao longo destes 10 dias acolheu as mais recentes obras do mercado editorial, com o intuito de incutir e fomentar o gosto pelos livros e pela leitura, e trouxe até Ponte de Lima grandes nomes da literatura portuguesa.

Este evento contou com dias recheados de muitas leituras, sessões de autógrafos, animação infantil e musical, ateliers, oficinas criativas e apresentações de livros. ; "O Homem da Nuvem Escura" de Inês Vinagre; e , marcaram de forma significativa a feira, bem como os visitantes e leitores que tiveram a oportunidade de ouvir as suas experiências.

Estiveram representadas oitenta e cinco editoras, que apresentaram mais de cinco mil títulos, colocando-se, também, à disposição dos visitantes, livros de fim de edição. No topo de vendas, o livro mais procurado foi "Vida em Mim" de Nuno Lobo Antunes, seguido de "Mataram o Sidónio", de Francisco Moita Flores, "Esconderijo", de Pedro Strecht, "Diário de um banana: um dia de cão", de Jeff Kinney, e "El Português", de Paulo Futre.

A par da promoção do livro e da leitura, a Feira do Livro de Ponte de Lima, ano após ano procura inovar e trazer outras nuances aos seus leitores, promovendo exposições, criando e dinamizando o espaço infantil devidamente decorado, tornando-o num local agradável, atraindo a atenção desse público-alvo; proporcionando às crianças e aos educadores a participação nas sessões de animação de leitura e de entretenimento e lazer, promovendo sessões de cinema ao ar livre e ainda a exposição Itinerante "Resíduos em movimento", em parceria com a Resulima, que registou cerca de mil visitantes.

Realce ainda para a cooperação com os estabelecimentos de ensino públicos e privados do Concelho, Centro Educativo de Vitorino dos Piães, EB1 de Ponte de Lima, Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, Jardim de Infância Particular de Gandra, Escola Secundária de Ponte de Lima e Cursos EFA - Novas Oportunidades, sendo fundamental esta colaboração no incentivo ao gosto pelos livros e pela leitura.

Feira do Livro de Ponte de Lima – o incentivo à Leitura