'RUARTE' Festival de Teatro de Rua em Ponte de Lima 10, 11 e 12 junho

08 Junho 2011
Ponte de Lima acolhe durante o próximo fim de semana, o 1º Festival de Teatro de Rua - "Ruarte", organizado pela Associação Cultural "Unhas do Diabo" com o apoio do Município de Ponte de Lima. O "Ruarte" realiza-se nas principais praças e ruas do...

Ponte de Lima acolhe durante o próximo fim de semana, o 1º Festival de Teatro de Rua - "", organizado pela com o apoio do Município de Ponte de Lima.

O "Ruarte" realiza-se nas principais praças e ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima, enchendo-as de vida, cor e aventura. Promover o património artístico e arquitetónico da Vila, em particular do Centro Histórico como cenário natural e privilegiado para representações teatrais, é o um dos principais objetivos deste festival o qual poderá abrir novas perspetivas de valorização da atividade cultural do Concelho, bem como projetar Ponte de Lima com um novo enfoque para a animação das ruas que incentive o encontro com novos públicos para o Teatro.

Participam neste mega festival de teatro, grupos provenientes de vários pontos do país, com provas dadas na realização de projetos de qualidade, com padrões elevados de exigência dramatúrgica e cénica.

Assim, o programa do "Ruarte" inicia-se no dia 10 com "O Nabo Gigante", da Companhia "Partículas Elementares - Teatro de Marionetas", a apresentar na Capela das Pereiras, a partir das 16h00. À noite, o Largo de Camões vai ser invadido por candeeiros, é a peça "O baile dos Candeeiros", pela "Radar 360º - Associação Cultural" às 22h00.

No sábado, 11 de junho, na Expolima encena-se a peça "Histórias Suspensas" pela "Radar 360º - Associação Cultural" (16h00), enquanto que ao serão (22h00), e uma vez mais na sala de visitas de Ponte de Lima - Largo de Camões, apresenta-se "O Pranto de Maria Parda", com o Filandorra - Grupo de Teatro do Nordeste.

O último dia do "Ruarte", dia 12 reserva um conjunto de peças teatrais para diversos públicos, pequenos e graúdos. As Marionetas de "João Redondo", pelo "Teatro de Formas Animadas", aparecem ás 12h00, na Rua Cardeal Saraiva; "A Bruxa Catti" visita o teatro Diogo Bernardes, a partir das 16h00. Integrado no projeto Cultrede, esta peça é apresentada pela Companhia de Ópera do Castelo.

A última encenação do Festival de Rua "Ruarte" será a apresentação da peça "Os Caminhos da Índia" pela Associação Cultural Unhas do Diabo, no Largo da Picota, local onde esta peça foi apresentada pela primeira vez por esta Associação marcando assim, de forma determinante, a génese do grupo de teatro bem como um dos seus traços identitários "levar o teatro para a rua."

Em paralelo ao "Ruarte" realiza-se no dia 10 de junho, no Largo de Camões, a partir das 23h00, o espetáculo "Memórias do Limia" pela PANMIXIA de José Carretas. Trata-se de uma encenação de várias tradições do Lima.