Feira do Livro de Ponte de Ponte de Lima recorda o Poeta Couto Viana

08 Junho 2011
O Município de Ponte de Lima recorda o poeta António Manuel Couto Viana. Na Feira do Livro de Ponte de Lima, a partir desta quarta-feira, dia 8, data em que se comemora um ano após a sua morte, e até 12 de junho, está patente ao público uma mostra...
O recorda o poeta António Manuel Couto Viana.

Na de Ponte de Lima, a partir desta quarta-feira, dia 8, data em que se comemora um ano após a sua morte, e até 12 de junho, está patente ao público uma mostra bibliográfica e cartazes alusivos da vida e obra do autor, encenador, tradutor, poeta, contista, ator, figurinista, dramaturgo, ensaísta, e autor de livros para crianças.

A sua obra muito contribuiu para o enriquecimento cultural do país e da sua região. Encenou e dirigiu as companhias de ópera do Teatro Nacional de S. Carlos, o Círculo Portuense de Ópera e a Companhia Portuguesa de Ópera e foi Orientador Artístico da Oficina de Teatro da Universidade de Coimbra.

Nos anos 50 e 60 dirige várias revistas literárias e de cultura, com destaque para os cadernos de poesia Távola Redonda, Graal e Tempo Presente.

Conviveu com os maiores nomes da Cultura nacional, com relevo para Sebastião da Gama e David Mourão-Ferreira, com quem trabalhou e teve intensa relação de amizade. Nunca esqueceu a sua terra natal e o Alto Minho, de que são prova variadíssimas obras, como Gentes e Cousas d'Antre Minho e Lima (1988) e Poetas Minhotos, Poetas do Minho (2002-2005, em 3 volumes).

Tem mais de uma centena de livros publicados e a sua poesia está traduzida em francês, inglês, espanhol e chinês. Entre a Poesia e o Teatro teve sempre espaço para a Ópera e a Gastronomia, tendo-se aposentado como Mestre de Cena do Teatro S. Carlos

Viveu os últimos anos na Casa do Artista, em Lisboa, continuando a escrever e a publicar. Ao longo da sua carreira foi distinguido com vários prémios literários, entre os quais o Prémio Antero de Quental, Prémio Nacional de Poesia, Prémio Fundação Oriente e prémio Academia das Ciências de Lisboa.

Foi condecorado com a Banda da Cruz de Mérito, Grão Cruz da Falange Galega, o Grande Oficialato da Ordem do Infante D. Henrique e a medalha de Mérito Cultural da Cidade de Viana do Castelo.

Visitava frequentemente Ponte de Lima, terra que muito gostava e apreciava.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em março de 2009, com a Medalha de Mérito Cultural. Esteve, em novembro de 2008 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima em apresentações de livros de sua autoria, nomeadamente em "As lendas do Alto Minho" e em "Os despautérios do Padre Libório".