'Entre uivos e miados, emolduramos leituras', em Exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

06 Junho 2011
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta até 31 de agosto, uma exposição de telas denominada "Entre uivos e miados, emolduramos leituras". Este é o resultado final de um projeto realizado nas Bibliotecas Escolares do concelho de Ponte de...

A de Ponte de Lima apresenta até 31 de agosto, uma exposição de telas denominada "Entre uivos e miados, emolduramos leituras". Este é o resultado final de um projeto realizado nas Bibliotecas Escolares do concelho de Ponte de Lima, fruto de um trabalho efetuado em colaboração com as famílias que, no decurso dos dois últimos anos letivos, deram provas de grande interesse e empenho através da participação nos projetos "Retalhos de Leitura em família: Mantas Interculturais" e "Viajar pela História, pela mão das histórias".

Esta é a combinação das variadas e coloridas leituras: as famílias do nosso concelho leram com os seus filhos um conjunto de obras previamente selecionadas, e representaram as suas leituras numa moldura ou tela. O resultado mostra-nos como um mesmo livro pode suscitar diferentes leituras, simultaneamente a alegria, a cor, a diversidade..

Esta ação foi construída ao longo do ano, e foi acompanhado por um DIÁRIO, que serviu de suporte e de partilha: cada família teve oportunidade de registar o seu contributo, a sua opinião, de conhecer as leituras de outras famílias, e até de acrescentar novas possibilidades de leitura.

"Imaginar, Construir e Inventar..." incluiu telas e outros artigos elaborados pelos alunos do 3º ano. Estes trabalhos são fruto de várias combinações e leituras efetuadas ao longo deste ano letivo na área projeto, dinamizado pela Biblioteca Municipal, com as turmas do 3.º ano da EB1 de Ponte de Lima.

Conscientes de que a leitura e o contacto com o livro são de extrema importância para o crescimento do ser humano, nomeadamente no que concerne o desenvolvimento da capacidade imaginativa, criativa e do gosto pela leitura, a Biblioteca Municipal apresenta um projeto onde as crianças assumem um papel de protagonistas, intervindo, saltando para um mundo de faz-de-conta, dando vida às personagens, recriando textos, assumindo elas próprias o comando de cada sessão, que foi efetuada mensalmente durante este ano.

A Biblioteca ofereceu o espaço e materiais para as crianças darem asas à imaginação e terem oportunidade de brincarem ao faz-de-conta.

Os contos foram o ponto de partida para sessões cheias de criatividade, permitindo a qualquer um, tornar-se num conta-contos.

Visite a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, espreite e delicie-se com os trabalhos apresentados.