II Workshop Infantil – Energias Renováveis

24 Maio 2011
O Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos acolheu o II Workshop Infantil, sobre "Energias Renováveis", dinamizado pelo Serviço Área Protegida, com o apoio do Nós Pela Natureza, da Associação...

O da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos acolheu o II Workshop Infantil, sobre "Energias Renováveis", dinamizado pelo Serviço Área Protegida, com o apoio do Nós Pela Natureza, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO e da Tecnilima.

A sessão de abertura foi presidida pela Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Ponte de Lima Eng.º Estela Almeida, contando ainda com a presença de Paulino Maganete, gerente da Tecnilima, e da Dra. Liliana Campos, representante da DECO.

O projeto desenvolveu-se no âmbito do programa de apoio às Áreas Projeto Ciência Viva e Alterações Climáticas - Energias Renováveis, do Serviço Educativo da Área Protegida, contando com a colaboração dos Centros Educativos de S. Martinho da Gandra, Freixo, Arcozelo, Refoios e Eb1 e Jardim de Infância de S. Pedro de Arcos, num total de 112 alunos.

Os trabalhos incluíram a apresentação das duas entidades (Tecnilima e DECO), que enunciaram diversos conselhos úteis para a poupança de energia; a tomada de atitudes corretas no nosso dia a dia e a diferença entre as energias renováveis e as não renováveis.

No decorrer do Workshop foram ainda apresentados, pela equipa de estagiários da Escola Secundária de Ponte de Lima, e EB 2,3/S de Paredes de Coura, duas representações teatrais da importância do Sol para as plantas e todos os seres vivos.

Após uma pequena pausa, iniciaram-se os ateliês com atividades relacionadas com as várias energias renováveis:

- Construção de Forno Solar
- Construção de Relógio de Sol
- A Energia da Floresta - Biomassa
- Vucanismo
- Energia Eólica
- O Jogo da Energia

O Workshop terminou com a entrega de prémios aos vencedores do concurso - O Aproveitamento das Energias Renováveis. Um desafio lançado às turmas inscritas nas Áreas Projeto Ciência Viva e Alterações Climáticas - Energias Renováveis, que contou com três trabalhos a concurso. A grande vencedora foi a turma A8 do Centro Educativo de Freixo, com a Maquete - Energia Eólica.

De referir que todos os participantes receberam um balão comemorativo dos Dias Europeus do Sol, um livro "Agarra o SOL", cedido pela ADENE e folhetos promocionais de sensibilização da DECO e da Tecnilima.

II Workshop Infantil – Energias Renováveis