Assinatura de Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Exército Português

24 Maio 2011
Orgulhando-se da história do seu passado, o Município de Ponte de Lima aposta na implementação de um Museu Histórico Militar. As peças expostas serão cedidas pelo Museu Militar de Lisboa, sendo celebrado um Protocolo de Colaboração entre o Exército..
Orgulhando-se da história do seu passado, o Município de Ponte de Lima aposta na implementação de um .

As peças expostas serão cedidas pelo Museu Militar de Lisboa, sendo celebrado um Protocolo de Colaboração entre o Português, representado pelo Diretor da História e Cultura Militar, Sr. Major General Adelino Matos Coelho e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes.

A cerimónia está agendada para o dia 25 de maio, às 11 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Com um passado histórico de largos séculos, situada na antiga via militar Braga - Astorga e no caminho para Santiago de Compostela, banhada pelo rio que lhe deu o nome, a vila de Ponte de Lima assume uma posição de destaque em relação aos outros aglomerados da região. Em virtude da sua importância militar e política, D. Teresa mandou-a povoar, concedendo-lhe foral em 1125, com vários privilégios, entre os quais a proteção da feira que já então se realizava, a mais antiga de que há registo documental.

Os reis da primeira dinastia deram relevância à Vila de Ponte de Lima pela sua posição geopolítica, culminando com a ordem de D. Pedro I em amuralhar e torrear o burgo medievo. Foi notória a importância estratégica e a relevância histórica e militar que esta Praça-Forte teve na defesa nacional no período que decorreu do século XVI ao século XVIII.

Partindo destes pressupostos, o Município aposta na criação do Museu Histórico de natureza Militar, com um discurso museológico atual, recorrendo às novas tecnologias e a um conjunto de serviços, que permitirão dar a conhecer a importância da origem político-militar da Vila Medieval de Ponte de Lima, demonstrando simultaneamente a atividade que a Câmara tem vindo a desenvolver na área da recuperação e divulgação do seu património.

O protocolo define as linhas orientadoras e as atribuições de cada uma das instituições para a instalação deste Museu.

Ao Exército Português compete prestar o necessário apoio técnico para a montagem do Museu, colaborar com o Município na organização de exposições de carácter temporário, apoiar a formação de guias ao Museu e colaborar na divulgação do Museu. Por seu lado, ao Município de Ponte de Lima compete-lhe assegurar uma equipa técnica para a montagem e definição do programa museológico, bem como dotar a área museológica de infraestruturas e equipamentos expositivos, adequados à conservação do material em exposição e em reserva.