Dia Internacional dos Museus – Museu dos Terceiros com Entrada Livre

17 Maio 2011
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio, o Museu dos Terceiros em Ponte de Lima convida-o a visitar gratuitamente o Museu e a pedra da lenda das Unhas do Diabo. A pedra, associada a esta lenda, está exposta à entrada..
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio, o Museu dos Terceiros em Ponte de Lima convida-o a visitar gratuitamente o Museu e a pedra da lenda das Unhas do Diabo. A pedra, associada a esta lenda, está exposta à entrada do Museu dos Terceiros.

Conta a Lenda das Unhas do Diabo, "..que há muito tempo, não sabemos precisar, foi enterrado na igreja deste Convento de Santo António um escrivão que viveu em Ponte de Lima uma vida pecaminosa e de vergonha, e de quem se dizia até que tinha firmado um pacto com o Diabo. Toda a gente o olhava com suspeita e, quando chegou a hora da sua morte, só os bons frades franciscanos não se negaram a dar-lhe uma sepultura condigna.
Aconteceu, porém, que a meio da noite, os frades foram sobressaltados pelo eco de uma mão pesada a bater à porta do convento e pela visão de um estranho vulto que afirmava vir prestar uma última homenagem ao defunto. Os religiosos, receosos, acompanharam-no à sepultura. Qual não foi o assombro quando viram aquela misteriosa e aterradora figura a levantar a tampa sepulcral, erguer o corpo do escrivão, fazê-lo vomitar, com uma seca pancada nas costas, a hóstia sagrada que havia de modo sacrílego consumido antes de morrer, e levá-lo em voo para fora da igreja, sumindo para sempre no negrume da noite!
Tudo desapareceu na voragem da noite e do tempo. Tudo, não. Repare bem na tampa de sepultura e na marca, que nunca se apagou, semelhante a uma mão. Unhas do Diabo?
".

Com entrada grátis, aproveite para visitar o Museu, que nesta altura apresenta a exposição "Os Monumentos Classificados de Ponte de Lima". A mostra expõe os principais exemplares do património arquitetónico e arqueológico do concelho de Ponte de Lima, protegidos sob as designações de Monumento Nacional, Imóvel de Interesse Público e Imóvel de Interesse Municipal.

Visite o Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima de terça a domingo, das 10h às 12h30, e das 14h às 18 horas. Para mais informações contacte através do telef: 258 753 136 ou geral@museudosterceiros.com.