Fundo de Proteção de Recursos Hídricos Criado pelo Município de Ponte de Lima

10 Novembro 2009
A gestão integrada dos recursos hídricos assenta na proteção das componentes ambientais da água e na valorização dos mesmos como um elemento focal catalisador da sustentabilidade.

Neste contexto, o Município de Ponte de Lima firmou um acordo de parceria, colaboração técnica e financeira com a Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P., relativo à proteção dos recursos hídricos.

Requalificar e proteger os seus recursos hídricos é a base deste protocolo cuja missão é efetuar parcerias há muito reconhecidas como necessárias e que permitam, com eficiência, cumprir objetivos de conservação e proteção dos recursos hídricos.

Assim o Município apresentou uma proposta de intervenção referente à Requalificação Fluvial nas Bacias Hidrográficas do Rio de Estorãos e Labruja, disponibilizando-se a colaborar com a Administração da Região Hidrográfica do Norte para a sua execução.

O custo total da obra é de 69.770,40€, comparticipando a Administração da Região Hidrográfica do Norte com 55.816,32€, sendo a restante verba suportada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O investimento a realizar integra as seguintes componentes: Correção de taludes, desassoreamento e revegetação; aplicação de materiais de bioengenharia bem como a remoção de espécies não indígenes e revegetação.

Fundo de Proteção de Recursos Hídricos Criado pelo Município de Ponte de Lima