Prémio 'Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural' premeia projetos inovadores

04 Maio 2011
O Município de Ponte de Lima, com o objetivo de dinamizar e motivar o tecido empresarial do Concelho, apresentou publicamente os vencedores do Prémio "Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural". A agricultura, a pecuária, turismo/lazer,...

O Município de Ponte de Lima, com o objetivo de dinamizar e motivar o tecido empresarial do Concelho, apresentou publicamente os vencedores do Prémio "".

A agricultura, a pecuária, turismo/lazer, agricultura biológica/agroindústria, floresta, artesanato, pastorícia, e outras atividades ambientalmente sustentáveis e inseridas em áreas de cariz rural e com impacto para a economia local, foram os temas escolhidos para este concurso, que reuniu 17 projetos inovadores e que contribuam para a concretização do reforço da identidade e imagem do local, bem como a valorização de produtos/recursos genuinamente regionais.

Deste conjunto, o Júri, constituído pela Câmara Municipal, Associação Empresarial de Ponte de Lima e Coopalima - Cooperativa Agrícola de Agricultores do Vale do Lima, premiaram três projetos.

O projeto vencedor foi atribuído à Biodiversus - Agricultura Biológica, Lda. A Biodiversus é uma empresa inovadora, criada por três jovens formados na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Convictos dos seus valores agrícolas e ambientais, os seus fundadores apostam numa produção sustentável, pelo que a empresa é certificada em modo de produção biológico desde o início. Dedicam-se essencialmente à produção e comercialização de hortofrutícolas, garantindo a produção de alimentos de qualidade, onde imperam os sabores ancestrais, os aromas e a frescura. Assumem, ainda a segurança alimentar, a preservação do ambiente e da biodiversidade, como compromissos essenciais à sua atividade.

"Doce Lagoa", é a designação do projeto que arrecadou o 2º lugar. Trata-se de uma jovem empresa, que surgiu através da dedicação de duas mulheres. O sucesso deste projeto familiar assenta na valorização e qualidade de vida, e no gosto que as autoras do projeto nutrem pelos produtos naturais e pela gastronomia em geral, e que esperam através da qualidade do produto confecionado elevar o bom nome da Vila de Ponte de Lima.

O 3º lugar foi para a Quinta da Beita, LDA, uma empresa familiar fundada em 1999, que assenta na transformação de carnes em enchidos e fumados, produtos tipicamente minhotos confecionados de forma artesanal. Desde sempre, esta empresa cumpre um elevado grau de exigência à transformação do produto, desde critérios de seleção dos ingredientes e a origem da matéria-prima, passando pela sua confeção e distribuição na rede de distribuidores.

Os autores dos projetos vencedores realçaram a importância deste prémio, como o reconhecimento de todo o trabalho e empenho, sendo um fator de motivação para continuarem a desenvolver o projeto e a sua atividade profissional.

A cerimónia da Entrega do Prémio de "Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural", realizou-se, no dia 3 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal, sob a presidência do Presidente da Câmara, Vereação e dos parceiros deste projeto - Associação Empresarial e Coopalima.

Marcaram ainda presença os restantes candidatos, aos quais o Município atribuiu um Certificado de participação.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, realçou a importância desta iniciativa, reconhecendo o empenho e o empreendedorismo dos projetos apresentados, como motores de desenvolvimento económico sustentável do Concelho.

Prémio 'Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural' premeia projetos inovadores