O Dia Mundial do Livro na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

19 Abril 2011
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se a 23 de abril. Desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura. Este dia é celebrado com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre...
O comemora-se a 23 de abril. Desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura.

Este dia é celebrado com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade, difundir o livro a todas as faixas etárias e promover a leitura, a publicação, e a proteção da propriedade inteletual através dos direitos de autor.

Trata-se de uma data verdadeiramente simbólica para a literatura mundial na medida em que, para além de terem nascido e morrido nesse dia alguns escritores de renome, foi a 23 de abril de 1616 que faleceram os grandes escritores Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega.

A ideia da comemoração desta data teve origem num antigo costume da Catalunha onde neste dia se celebra São Jorge - padroeiro daquela província espanhola - e se recorda justamente o falecimento do escritor Miguel de Cervantes.

Para assinalar este dia a BMPL preparou um programa repleto de iniciativas, para todas as idades.

Desde passatempos a exposições, a Biblioteca promove Oficina Criativa "Férias Divertidas", apresenta Teatro de Fantoches, Ciclos de cinema para Seniores e sessões infantojuvenil, promove a Hora do Conto e dinamiza o projeto "Voluntários da Leitura".

"Voluntários da Leitura" vai decorrer de 23 de abril a 31 de agosto. Este passatempo dirige-se a pessoas individuais ou entidades coletivas, e pretende estimular a sua participação na promoção e realização de projetos de voluntariado da leitura que contribuam para minorar o isolamento ou a exclusão social.

A campanha "Livros de mão-em-mão" também continua, convidando cada pessoa a visitar a biblioteca e a entregar um livro e a descobrir outros.

Dirigido aos mais pequenos, a Hora do Conto, conta as aventuras dos "Monstros, animais.. e que mais..? "Ai tu não sabes'" - O conto vai transformar-se numa gigantesca selva onde todos vão ter uma participação especial. O Teatro de Fantoches apresenta "A Galinha matreira".

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal apresenta publicamente, dia 29, às 18h30, a obra "Itinerâncias" do autor Limiano Cláudio Lima. "Itinerâncias", conta com um Prefácio de Fernando Venâncio, e reúne os livros "Itinerarium I", "Itinerarium II" e "Itinerarium III", a que se junta um conjunto de poemas inéditos sujeitos à temática versada nos livros citados, a "ars poetica".