Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Floresta para Todos – II Semana da Floresta em Ponte de Lima Conclusões

Ambiente
29 Março 2011
Encontros com a natureza, palestras, e o Seminário sobre "Controlo de espécies não indígenas invasoras", foram os grandes momentos da II Semana da Floresta que o Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação Florestal do Lima e o Lions...

Encontros com a natureza, palestras, e o Seminário sobre "", foram os grandes momentos da que o Município de Ponte de Lima, em parceria com a e o , dinamizou ao longo da semana passada.

Dirigida a toda a comunidade, em especial à comunidade estudantil, no sentido de consciencializar para a preservação do nosso meio ambiente, contou sempre com uma forte participação, em todas as ações. Mais de 500 crianças colaboraram nas iniciativas que se realizaram, desde o primeiro dia, na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, nomeadamente no Parque Florestal, onde os alunos tiveram a oportunidade de efetuar a plantação de algumas árvores e de contactar e conhecer equipamentos das equipas de intervenção de combate aos incêndios florestais.

Seguiu-se a colocação de placas identificativas de espécies de árvores na área urbana da Vila de Ponte de Lima. As placas foram colocadas em diversas espécies de árvores, na Avenida António Feijó, Lapa, Villa Moraes, Avenida dos Plátanos e Jardim do Arnado.

Na Biblioteca Municipal, a Semana da Floresta decorreu com ações lúdico-pedagógicas, que incluíram a elaboração de um texto em poesia sobre o Dia da Floresta e o Dia da Poesia. Na Eb2 e 3 de Arcozelo, decorreu a uma ação de recolha de rolhas de cortiça e a da Plantação de espécies autóctones. O Lions Clube de Ponte de Lima promoveu no Centro Educativo de Arcozelo uma ação de sensibilização sobre a importância da Floresta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários e das equipas de proteção da natureza.

O Seminário "Controlo de espécies não indígenas invasoras", que decorreu no passado dia 25 de março, proporcionou uma proveitosa discussão entre especialistas e técnicos de gestão florestal e ordenamento do território sobre as estratégias de monitorização e contenção das principais invasoras lenhosas que ameaçam a biodiversidade da região noroeste de Portugal, designadamente a Mimosa, a Acácia-Austrália e a Acácia-de-espigas. Elizabete Marchante, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e membro da equipa dos projetos INVADER I e II (Invasion And Ecosystem Restoration), sublinhou a importância da persistência e da definição de áreas de trabalho passíveis de gestão a longo prazo na implementação de projetos de controlo de espécies invasoras. Manuel José Miranda Fernandes, representante da QUERCUS, abordou a problemática das invasoras lenhosas numa perspetiva de complementaridade entre as medidas de controlo, a recuperação dos ecossistemas e a possível rentabilização económica destas espécies. Hélia Marchante, docente e investigadora da Escola Superior Agrária de Coimbra, apresentou os resultados preliminares dos trabalhos conduzidos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos (PPLBSPA) no sentido de realizar o diagnóstico da presença de invasoras lenhosas e implementar um plano de limpeza, contenção e monitorização. Graças a estas iniciativas, enquadradas nas ações do projeto Promoção da Biodiversidade na PPLBSPA, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, o Novo Norte, o Município de Ponte de Lima vê reforçada a sua sólida política de proteção da qualidade ambiental.

A semana encerrou com a plantação de uma área ardida, na Freguesia de Calvelo. Dinamizada pela Junta de Freguesia de Calvelo, Associação Florestal e Município de Ponte de Lima, plantaram aproximadamente 5.000 árvores com recurso às seguintes espécies florestais: pinheiro bravo, faia, nogueira, carvalho, cerejeira, bétula.

Sensibilizar a população para a importância do ordenamento florestal com vista à recuperação do potencial produtivo de área ardidas, foi o principal objetivo desta ação que contou com a participação de aproximadamente 100 voluntários.

Floresta para Todos – II Semana da Floresta em Ponte de Lima Conclusões
Floresta para Todos – II Semana da Floresta em Ponte de Lima Conclusões
Floresta para Todos – II Semana da Floresta em Ponte de Lima Conclusões
Voltar
 
- <