II Semana da Floresta em Ponte de Lima

24 Março 2011
Mais de 200 crianças do 1º Ciclo de Ponte de Lima participaram nos primeiros dias da II Semana da Floresta, que o Município de Ponte de Lima, através do Gabinete Técnico Florestal e da Área Protegida, em parceria com a Associação Florestal do Lima...
Mais de 200 crianças do 1º Ciclo de Ponte de Lima participaram nos primeiros dias da , que o Município de Ponte de Lima, através do Gabinete Técnico Florestal e da Área Protegida, em parceria com a e o está a promover, ao longo desta semana.

As ações concentraram-se na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, nomeadamente no Parque Florestal, onde os alunos tiveram a oportunidade de efetuar a plantação de algumas árvores e de contactar e conhecer equipamentos das equipas de intervenção de combate aos incêndios florestais.

Os alunos do 1º ciclo da Eb1 de Ponte de Lima, participaram na colocação de placas identificativas de espécies de árvores na área urbana da Vila de Ponte de Lima. As placas foram colocadas em diversas espécies de árvores, na Avenida António Feijó, Lapa, Villa Moraes, Avenida dos Plátanos e Jardim do Arnado.

Na Biblioteca Municipal a Semana da Floresta está a ser comemorada com ações lúdico-pedagógicas, que incluem a construção da "Árvore de folhas A4" e a elaboração de um texto em poesia sobre estas duas efemérides.

As campanhas de sensibilização abrangem outras ações, nomeadamente em colaboração com o Lions Clube de Ponte de Lima, a realizar, hoje, dia 24, no Centro Educativo de Arcozelo, através da Plantação de espécies autóctones, no âmbito do projeto de recolha de rolhas de cortiça - - Paisagem Protegida das Lagoas.

A II Semana da Floresta apresenta ainda, no dia 25 de março o Seminário "", dirigido a técnicos da administração pública local e regional, estudantes, professores, investigadores e formadores. Com início marcado para as 10 horas, as inscrições podem ser enviadas para terra@cm-pontedelima.pt.

O último dia da II Semana da Floresta encerra com a arborização de 6 hectares na ZIF de Ponte de Lima, em colaboração com a Associação Florestal do Lima e com a Junta de Freguesia de Calvelo. Inscrições a enviar para gtf@cm-pontedelima.pt.