II Semana da Floresta em Ponte de Lima de 21 a 26 de março

21 Março 2011
"Floresta para todos" é o tema da II Semana da Floresta, que o Município de Ponte de Lima, vai promover de 21 a 26 de março, numa ação alusiva ao Ano Internacional das Florestas. Dinamizada através do Gabinete Técnico Florestal, Área Protegida...

"Floresta para todos" é o tema da , que o Município de Ponte de Lima, vai promover de 21 a 26 de março, numa ação alusiva ao Ano Internacional das Florestas.

Dinamizada através do , , em parceria com a e o , dirige-se a toda comunidade, com incidência à estudantil, no sentido de consciencializar para a preservação do nosso meio ambiente.

O programa da II Semana da Floresta arranca oficialmente, esta segunda-feira, dia 21 - Dia Mundial da Floresta, com a iniciativa "Um dia no Parque Florestal da Quinta Pedagógica de Pentieiros" - entre as 11h e as 12 horas. A cerimónia será antecedida com a campanha "A importância da Floresta", nas ruas de Ponte de Lima.

Para o dia 22 de março, está programada uma ação inédita, a colocação de placas identificativas das principais espécies de árvores existentes na área urbana de Ponte de Lima. A iniciativa, que contará com a presença de alunos da Eb1 de Ponte de Lima, tem como objetivo identificar e informar sobre as suas principais caraterísticas.

Na Biblioteca Municipal o Dia Mundial da Poesia e da Floresta é assinalado com ações lúdico-pedagógicas, que incluem a elaboração de um texto em poesia sobre estas duas efemérides. Nos dias 23, 24 e 25, no período da manhã, as turmas do 1º ciclo participam na "Hora do Conto", construindo a "Árvore de folhas A4". No final cada aluno vai receber um marcador, onde está impressa a letra de uma música sobre a Árvore.

Em colaboração com a Associação Florestal de Ponte de Lima, realiza-se no dia 23, na Freguesia de Refoios, uma ação de sensibilização no âmbito de Defesa da Floresta Contra Incêndios, com a finalidade de envolver e dinamizar as populações, as instituições e os atores locais no esforço de auto-proteção das comunidades e das infraestruturas na interface urbano-florestal.

As campanhas de sensibilização abrangem outras ações, nomeadamente em colaboração com o Lions Clube de Ponte de Lima, a realizar no dia 24 no Centro Educativo de Arcozelo, através da Plantação de espécies autóctones, no âmbito do projeto de recolha de rolhas de cortiça - - Paisagem Protegida das Lagoas.

A II Semana da Floresta apresenta ainda, no dia 25 de março o Seminário "", dirigido a técnicos da administração pública local e regional, estudantes, professores, investigadores e formadores. Com início marcado para as 10 horas, as inscrições podem ser enviadas para terra@cm-pontedelima.pt.

O último dia da II Semana da Floresta encerra com a arborização de 6 hectares na ZIF de Ponte de Lima, em colaboração com a Associação Florestal do Lima e com a Junta de Freguesia de Calvelo. Inscrições a enviar para gtf@cm-pontedelima.pt.