Seminário 'Controlo de espécies não indígenas invasoras' - II Semana da Floresta

18 Março 2011
A II Semana da Floresta, que o Município de Ponte de Lima, vai promover de 21 a 26 de março, apresenta no dia 25 de março o Seminário "Controlo de espécies não indígenas invasoras". Pretende-se proporcionar um momento de reflexão e troca de...
A , que o Município de Ponte de Lima, vai promover de 21 a 26 de março, apresenta no dia 25 de março o Seminário "Controlo de espécies não indígenas invasoras".

Pretende-se proporcionar um momento de reflexão e troca de experiências sobre um dos principais desafios que se colocam ao equilíbrio ecológico e à sustentabilidade socioeconómica da floresta portuguesa: a gestão das espécies invasoras lenhosas, especialmente do género Acácia sp., Hakea sp.

Esta problemática será abordada na sua relação com a fitodiversidade autóctone, bem como sob a perspetiva das soluções técnicas de gestão florestal e de minimização dos riscos ambientais associados.

Dirigido a técnicos da administração pública local e regional, estudantes, professores, investigadores e formadores, os interessados poderão efetuar as suas inscrições através do seguinte endereço eletrónico terra@cm-pontedelima.pt.

O último dia da II Semana da Floresta encerra com a arborização de 6 hectares na ZIF de Ponte de Lima, em colaboração com a e com a Junta de Freguesia de .

A ação de plantação centra-se numa área ardida em 2010 com recurso as seguintes espécies florestais: pinheiro bravo, faia, nogueira, carvalho, cerejeira, bétula, num total de aproximadamente 5.000 árvores.

Esta ação tem como objetivo a sensibilização da população para a importância do ordenamento florestal com vista à recuperação do potencial produtivo de área ardidas.

As Inscrições estão abertas e devem ser enviadas para gtf@cm-pontedelima.pt.

Também se pode inscrever em: