Torre da Cadeia Velha apresenta a exposição 'Puskas - Ponte de Lima 2011'

18 Março 2011
A inauguração está agendada para sexta-feira, dia 18 de março às 18 horas. Trata-se de uma exposição de pintura, da autoria de José de Lima de Barros, mais conhecido pelo nome artístico de Puskas. Natural de Monção, é sem dúvida um notável...

A inauguração está agendada para sexta-feira, dia 18 de março às 18 horas. Trata-se de uma exposição de , da autoria de José de Lima de Barros, mais conhecido pelo nome artístico de Puskas.

Natural de Monção, é sem dúvida um notável aguarelista português contemporâneo na linha dos grandes nomes que são referência na prática desta modalidade pictória.

Apesar de autodidata no sentido absoluto do termo sem ter frequentado escolas de arte oficiais ou privadas, Puskas fez uma aprendizagem gradual num curto espaço de tempo, através de muito trabalho de investigação e um jeito natural e intuitivo de aplicação das regras de ouro desta modalidade da aguarela, entre outras técnicas como óleos e acrílicos com uma força deslumbrante.

A transparência e luminosidade, a conjugação da luz e das cores a construção dos planos, o desenho da composição e o cromatismo riquíssimo com a predominância dos azuis numa escala quase indeterminada.

Autodidata convicto, pinta óleo sobre tela, acrílico, pastel e aguarela. Os seus diplomas são-lhe assegurados pelas exposições que realiza e por quem lhe adquire as obras. A vocação e a competência, o estudo constante, a persistência na vontade de cumprir-se, são as credenciais que o mantêm à tona de qualquer crise.

Os temas preferidos fixam-se nos panoramas diurnos, prefigurados nos mistérios das sombras iluminadas, nos espaços citadinos ou rurais, onde emprega uma linguagem plástica plena de referências humanas.

A sua primeira data de 1973, desde então já expôs em várias localidades do País e no estrangeiro, nomeadamente na região da Galiza-Espanha, sendo um dos pintores portugueses com maior número de exposições.