Apresentação pública do livro 'As Portadas na Arquitetura Civil do Concelho de Ponte de Lima: Estruturas, Funções e Significados', da autoria de Maria Amélia da Silva Paiva

02 Março 2011
O Programa Oficial das Comemorações do Dia de Ponte de Lima, integra, no próximo dia 4 de março a partir das 17h00, no Teatro Diogo Bernardes, a apresentação pública do livro "As Portadas na Arquitetura Civil do Concelho de Ponte de Lima...

O Programa Oficial das Comemorações do , integra, no próximo dia 4 de março a partir das 17h00, no , a do "As Portadas na Arquitetura Civil do Concelho de Ponte de Lima: Estruturas, Funções e Significados", da autoria de Maria Amélia da Silva Paiva.

Esta obra insere-se, sob o número 4, na coleção Estudos e Documentos da responsabilidade do Arquivo de Ponte de Lima, numa edição do , dentro dos parâmetros de qualidade e de exigência bibliográficas que são já uma marca de distinção nas e, particularmente, na coleção em causa.

Neste trabalho, a Autora debruça-se, de forma metódica, criteriosa e sistemática, na análise de um conjunto alargado de portadas associadas a casas antigas, bem como das respetivas pedras de armas, quando presentes, praticamente abarcando o conjunto total das portadas existentes no concelho de Ponte de Lima, numa abordagem científica, em termos de e da , que torna este monografia pioneira e vanguardista no estudo desta temática em termos nacionais.

Totalmente ilustrada com fotografias, na sua maior parte, da autoria de Amândio de Sousa Vieira e com cartografia, da autoria de Vânia Silva, onde se localizam, por freguesia, todas as portadas analisadas, este livro pode considerar-se um estudo fundamental para a compreensão da evolução artísticas das portadas e da respetiva relação com as casas e espaços envolventes.

Na Apresentação da obra, João Gomes d'Abreu, Diretor do Arquivo de Ponte de Lima, responsável pela coordenação editorial juntamente com Ovídio de Sousa Vieira, refere:

"O estudo da Dr.ª Maria Amélia Paiva é pioneiro nesta matéria, é o primeiro trabalho de fôlego sobre o portão de aparato, ou a portada, como o designa na sua dissertação. Numa perspetiva generalizada e abrangente, embora o domínio se circunscreva apenas ao concelho de Ponte de Lima, faz a primeira tentativa de sistematização formal das portadas e deduz um conjunto de inferências muito interessantes. Mas acrescenta também um inventário muito completo das principais portadas do nosso concelho, com uma circunstanciada caracterização individual, que inclui a leitura heráldica das respetivas pedras de armas. Um trabalho a todos os títulos notável, que será referência obrigatória em futuras investigações. Um trabalho que o Arquivo de Ponte de Lima se orgulha de publicar."

Podem os interessados adquirir a obra online, através dos serviços do Arquivo Municipal ou pessoalmente na Biblioteca e/ou no Arquivo Municipais.