Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho em Ponte de Lima - 4, 5 e 6 de fevereiro na Expolima

01 Fevereiro 2011
O afamado Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima acompanhado das típicas delícias derivadas da carne do porco bísaro, são os principais ingredientes da Feira do Porco e das delícias do Sarrabulho, evento que Ponte de Lima acolhe pelo 3º ano...
O afamado acompanhado das típicas delícias derivadas da carne do porco bísaro, são os principais ingredientes da , evento que Ponte de Lima acolhe pelo 3º ano consecutivo, transformando-se numa verdadeira Festas dos Saberes e Sabores Tradicionais.

O , como agente impulsionador que é apoia mais uma jornada de promoção e valorização da cultura e da economia local.

A Feira visa promover o ex-líbris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho, acompanhado dos excelentes Vinhos Verdes do Concelho, com destaque para o Vinhão, que é obtido exclusivamente de uvas de casta do mesmo nome. Caracteriza-se por ser um vinho de cor bastante carregada - casta tintureira - com um sabor encorpado e persistente e, com um aroma a frutos vermelhos, frutos silvestres. Devido à acidez que apresenta, sem ser excessiva, é recomendado para a nossa gastronomia, nomeadamente, para o Arroz de Sarrabulho, enchidos e queijos.

Em simultâneo à promoção do Arroz de Sarrabulho, destaque para a exposição/venda de produtos regionais de fabrico artesanal, confecionados à base de carne do porco e do fumeiro, como são as chouriças de carne, salpicão à Serra de D´Arga, chouriço de cebola, lombo e barriga fumada e os tradicionais presuntos. As delícias do Sarrabulho não se ficam por aqui. Para este ano a grande novidade será a Morcela com Arroz de Sarrabulho. Trata-se de um Enchido com baixo teor de sal para degustar cozido ou grelhado, na companhia de umas entradas regionais.

Prevê-se ainda que o número de visitantes alcance os 50 mil, provenientes de toda a região, incluindo da Galiza, para degustar o melhor da gastronomia limiana.

A par da gastronomia decorrem um conjunto de iniciativas que preservam as tradições locais, como a exposição/venda de artesanato, a divulgação de usos e costumes, recorda-se como outrora era usual a tradicional matança do porco, a música popular com os Grupos Típicos do Concelho, bem como a apresentação do livro "", coordenado por Nuno Vieira e Brito e Ana Paula Vale, Professores da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), coadjuvados, a nível de equipa técnica, por Eduarda Oliveira e Gabriela Candeias.

Prevê-se um fim de semana em grande, sendo Ponte de Lima um destino de excelência, com a realização deste mega evento popular dedicado ao porco e ás Delícias do Sarrabulho.