Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Apresentação pública do livro “Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition”

Cultura
31 Janeiro 2011
Integrada no Programa da Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, realiza-se, pelas 11h00 do dia 5 de fevereiro de 2011, na Expolima em Ponte de Lima, a apresentação pública do livro "Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The...

Integrada no , realiza-se, pelas 11h00 do dia 5 de fevereiro de 2011, na Expolima em Ponte de Lima, a apresentação pública do livro "Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition", coordenado por Nuno Vieira e Brito e Ana Paula Vale, Professores da (), coadjuvados, a nível de equipa técnica, por Eduarda Oliveira e Gabriela Candeias.

A obra, devidamente ilustrada com fotografias de Amândio de Sousa Vieira e em edição bilingue (português e inglês), totaliza 136 páginas e está dividida em três grandes capítulos: Testemunhos, O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e os seus Ingredientes.

No capítulo intitulado Testemunhos, reúne textos de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima; António Manuel Couto Viana, Poeta e Encenador; João Castro Caldas, Professor Catedrático; Daniel Campelo, Engenheiro Agrónomo; Franclim Castro e Sousa, Presidente da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas; Luís Dantas, Escritor; Francisco de Calheiros, Presidente da Direção da ADRIL - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima; Hélio Loureiro, "Chef" Especialista em Gastronomia; António Luís Cerdeira, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e da Direção da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Realce ainda para o facto de se tratar de uma edição conjunta do e da , num claro exemplo de promoção dos nossos mais altos valores, nomeadamente nos que respeitam ao , com o intuito de apoiar todos os trabalhos que estão a ser realizados por algumas entidades na preparação da documentação que definirá as especificidades do , a qual permitirá, posteriormente, iniciar todo o processo de certificação por parte dos restaurantes interessados.

Da Nota Introdutória da obra, atente-se para as seguintes palavras:

"Ponte de Lima tem uma afinidade única com o Sarrabulho. Nasce-se em Ponte de Lima com o Sarrabulho; chega-se a Ponte de Lima e aprende-se Sarrabulho; namora-se em Ponte de Lima com o Sarrabulho; visita-se Ponte de Lima, também, pelo Sarrabulho.

O Sarrabulho é uma festa, a festa gastronómica de Ponte de Lima. Festa bem retratada por renomados e intemporais escritores, festa partilhada por toda uma população da Ribeira Lima, que respeita e conserva "velhos costumes e tradições": a matança do porco, os enchidos, o convívio prandial, o "tinto", a festa, sempre a festa...".

Voltar
 
- <