Banda de Música de Moreira do Lima nos 'Concertos de Inverno'

11 Janeiro 2011
A Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima atua no próximo domingo, dia 16 de janeiro, às 15 horas, no Teatro Diogo Bernardes, no âmbito da iniciativa "Concertos de inverno". Fundada em 1824, a Banda de Moreira do Lima, é uma das mais...
A atua no próximo domingo, dia 16 de janeiro, às 15 horas, no Teatro Diogo Bernardes, no âmbito da iniciativa "".

Fundada em 1824, a Banda de Moreira do Lima, é uma das mais antigas do Concelho. De acordo com documentos históricos, em tempos existiam duas bandas de música na Freguesia de . As duas bandas rivais, alimentavam aceso despique entre os músicos e contribuíam para a força musical da terra. Cansados com tanta discórdia, as autoridades locais decidiram atuar. Assim, em 1938, o administrador do Concelho, decidiu executar a apreensão instrumental, uma vez que os instrumentos eram a causa mais próxima das disputas e desordens.

Com a formação da Casa do Povo de Moreira do Lima, a banda renasce com o novo nome: Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima. A partir da década de quarenta, a Banda passou a tocar em muitos lados, percorreu muitas terras. No entanto, durante o ano de 1975, a banda começa a dar sinais de declínio, que se agravam com a morte do Maestro.

O regresso da banda ocorre nos anos 80 com o apoio da Junta de Freguesia e da Direção da Casa do Povo e de toda a população. Atualmente a Banda conta com 65 músicos, amadores e profissionais de Moreira do Lima e de várias localidades vizinhas, efetuando cerca de 30 a 42 atuações durante o ano por vários pontos do País.

Os Concertos de inverno, iniciativa promovida em parceria entre o Município de Ponte de Lima e as Bandas Filarmónicas do Concelho de Ponte de Lima, visam divulgar e promover a música filarmónica.

Para mais informações ou efetuar reservas contacte através do telefone: 258 900 414 ou pelo email: teatrodb@cm-pontedelima.pt.