Comissão Municipal de Proteção Civil de Ponte de Lima

16 Dezembro 2010
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Ponte de Lima reuniu no passado dia 10 de dezembro com o objetivo de reforçar o relacionamento entre as diversas instituições com intervenção nos diferentes domínios da Proteção Civil.
A de Ponte de Lima reuniu no passado dia 10 de dezembro com o objetivo de reforçar o relacionamento entre as diversas instituições com intervenção nos diferentes domínios da Proteção Civil.

Neste sentido, e como forma de auscultar e atualizar os conhecimentos de procedimentos e competências de entidades que têm um papel ativo na intervenção da , a Comissão Municipal deliberou promover um conjunto de reuniões com diversas instituições que têm como finalidade facultar à Comissão Municipal as normas de atuação de cada entidade, permitindo à própria Comissão melhorar o seu desempenho em determinada situação.

No âmbito destes encontros, a Comissão Municipal de Proteção Civil já reuniu com a EDP Distribuição e Produção e com o INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica.

No último encontro, marcou presença o Diretor de Serviços de Regulação Jurídico-Económica, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP, Engº. José Alberto Franco, que abordou as questões relacionadas com o transporte de mercadorias perigosas. Este instituto preside à Comissão Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas, da qual fazem parte as Entidades Públicas e Privadas com responsabilidade nesta matéria.

De referir que este assunto se reveste de extrema importância para o Concelho, não só pela sua localização geográfica, onde se verifica uma circulação intensa deste tipo de transportes nas suas estradas, mas pelas empresas localizadas no Concelho, sobretudo as pedreiras e a pirotecnia, o que obriga a grande quantidade de explosivos transportados.