Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima - Concurso 2011 'A Floresta no Jardim'

15 Dezembro 2010
A edição 2011 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, subordinada ao tema "A Floresta no Jardim" já selecionou os novos projetos. Contribuir a nível local, nacional e internacional de modo a suscitar uma maior sensibilidade para...
A edição 2011 do de Ponte de Lima, subordinada ao tema "" já selecionou os novos projetos.

Contribuir a nível local, nacional e internacional de modo a suscitar uma maior sensibilidade para a criação dos jardins, bem como, o aumento da importância dos , melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, despertar a criatividade e a imaginação de quem por cá passa, são os princípios gerais deste evento, que de ano para ano atrai gradualmente o interesse do público. A edição 2010 recebeu cerca de 100 mil visitantes.

Oriundos de doze países, concorrentes de catorze nacionalidades distintas, e um total de cinquenta e oito candidaturas rececionadas, as propostas nacionais continuam no topo da lista com vinte e oito projetos. Áustria, Itália e França, apresentaram sete candidaturas cada, Alemanha apresentou duas, seguindo-se a Espanha, República Checa, Inglaterra, Holanda, Sérvia, Brasil e Luxemburgo com uma proposta cada.

De acordo com as normas do Festival, o jardim mais votado na edição 2010 mantém lugar cativo durante a próxima edição. Trata-se da proposta portuguesa "O Kaos Suspenso" da autoria de três jovens Arquitetos, José Pedro Torres, Pedro Negrão e Teresa Aroso.

O Jardim inspirado em "referências locais de Ponte de Lima como a ramada do vinho verde e o ambiente natural do rio" cativou o interesse do público, destacando-se de forma significativa dos restantes, obtendo a maior incidência de sempre 33,8%, contra 13,9% da proposta Francesa "Dark Rift" enquanto o jardim "Earthquake" da Espanha recolheu 11,0% da preferência do público.