Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes - História Medieval

25 Novembro 2010
A cerimónia de entrega do prémio A. de Almeida Fernandes - História Medieval Portuguesa 2010, terá lugar amanhã, dia 26 de novembro, ás 18 horas, no auditório Municipal. Atribuído à obra A Construção de uma identidade Urbana no Algarve Medieval...
A do prémio - História Medieval Portuguesa 2010, terá lugar amanhã, dia 26 de novembro, ás 18 horas, no auditório Municipal. Atribuído à obra A Construção de uma identidade Urbana no Algarve Medieval. O caso de Loulé, da autoria de Maria de Fátima Botão, publicado pela editora Caleidoscópio em 2009.

Segundo os Membros do Júri, "trata-se de uma tese executada, durante anos, com vista à obtenção do grau de Doutora em História Medieval de Portugal, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pela autora acima referida.

Obra ímpar acerca de Loulé na construção do Algarve e do nosso País no século XV, apresenta quadros excecionais e originais desta vila caída até então no esquecimento e com uma forte implementação nos Descobrimentos e na Expansão Portuguesa.

Obra muito bem dividida e muito equilibrada no tratamento dos assuntos que encerra, revela uma forte atenção científica para esta vila, numa dinâmica interdependência com o seu universo rural e marítimo e com as estruturas urbanas regionais e com a Corte, tema de uma extrema dificuldade de tratamento, dada a multiplicidade de "retalhos" a que a Doutora Maria de Fátima Botão Salvador Marques teve de deitar mãos, com pouca documentação que lhe facilitasse a sua difícil tarefa. Digamos que terão existido ambas as situações, mas não foi esquecida a importância do pormenor extraído de curtas passagens em documentos, na sua maior parte deteriorados, que a investigadora soube aproveitar à exaustão. O livro em causa apresenta quadros finais e gráficos que muito nos ajudam a melhor percecionar a narrativa. A Bibliografia utilizada é de primeira grandeza, com indicações de títulos extremamente atuais, quer nacionais quer estrangeiros".

Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes - História Medieval