Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

A Importância da Intervenção Precoce na Multideficiência

Saúde
Arnado rio 1 1024 800
21 Outubro 2009
Realiza-se no próximo dia 24 de outubro no Teatro Diogo Bernardes, um seminário subordinado ao tema "A Importância da Intervenção Precoce na Multidificiência", organizado pela AAPEL...

Teatro Diogo Bernardes - dia 24 às 9 horas

Realiza-se no próximo dia 24 de outubro no Teatro Diogo Bernardes, um seminário subordinado ao tema "A Importância da Intervenção Precoce na Multidificiência", organizado pela AAPEL - Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana.

Dirigido a Professores, Educadores, Encarregados de Educação, Auxiliares de Ação Educativa e a todos os que trabalham com pessoas portadoras de deficiência, o seminário pretende analisar as mudanças que nas últimas décadas se têm verificado, traduzindo em práticas educativas mais humanistas e inclusivas, por oposição aos modelos segregadores de cariz assistencial e protecionista.

O programa inicia-se com a seguinte temática "Abordagem teórica" - por Rui Corredeira, Professor Auxiliar do Gabinete de Atividade Física Adaptada da FADEUP; segue-se "Formas de Organização da Intervenção Precoce" - Filomena Araújo, Psicóloga e Diretora Técnica da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo. A "Aposta na Prevenção. Intervir precocemente" - apresentação a cargo do médico Humberto Faria, delegado de Saúde em Paredes de Coura. O último painel da manhã versará sobre "Práticas de Intervenção Precoce" - pelas Educadoras especializadas em Intervenção Precoce, Paula Gaião e Matilde Vila.

No período da tarde, os trabalhos reiniciam-se com as "Perturbações Severas do Desenvolvimento e da Aprendizagem: algumas formulações sobre a intervenção precoce", pelo Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, Vítor da Fonseca. Mónica Morais, Enfermeira do Centro de Saúde de Ponte de Lima, Especializada em Saúde Mental e Psiquiatria, vai falar da ação efetuada no "Âmbito da intervenção Concelhia". Os dois últimos temas incluem a "Apresentação do Projeto de Intervenção Precoce em Ponte de Lima", por Matilde Vila e o "Testemunho de Boas práticas", pelo Agrupamento de Escolas de Valadares.