Município de Ponte de Lima com Plano de Contenção

Autarquia
22 Novembro 2010
O Município de Ponte de Lima viu, nos dois últimos anos, reduzida a receita proveniente do Orçamento de Estado, em 1.202.000,00 € (um milhão duzentos e dois mil euros). Considerando-se como um valor importante para o prosseguimento normal do plano...
O viu, nos dois últimos anos, reduzida a receita proveniente do Orçamento de Estado, em 1.202.000,00 € (um milhão duzentos e dois mil euros). Considerando-se como um valor importante para o prosseguimento normal do plano de investimentos, o executivo resolveu, em nome do equilíbrio financeiro e do bem-estar da população, adotar medidas excecionais que visam a redução de despesas. Sendo um dos poucos Municípios que se têm distinguido pelo rigor na gestão dos dinheiros públicos, mantendo ao longo dos anos uma saudável situação financeira, devido a essa política de responsabilidade que, hoje em tempos de grave crise que o País atravessa, se valida ainda mais pelo seu acerto, que prestigiou e prestigia o Concelho e a sua gente.

Deste modo evita-se que, de imediato, as medidas restritivas que se vão adotar, não agravem ainda mais a vida das pessoas e das famílias.

O conjunto de medidas que vão prevalecer para o ano 2011 assentam fundamentalmente na redução das despesas de funcionamento da atividade autárquica, eventos e iluminação pública.

A redução da iluminação pública, reduzindo o período noturno de funcionamento será porventura a medida que poderá causar maior impacto. No entanto, o Município não pode deixar de contar com a solidariedade dos limianos para a sua implementação, como uma emergência ao serviço do bem estar coletivo.

Só com esta medida se poderão manter os apoios sociais, os apoios às freguesias e o investimento na Educação. Primeiro estão as pessoas e as famílias, dentre elas as crianças e os idosos. Mantém-se o apoio social escolar, as atividades sócio-educativas, promove-se a , apoiam-se os .

A partir de 1 de janeiro de 2011, vão ser implementadas as medidas aprovadas em , como atitude de maior responsabilidade na gestão dos dinheiros públicos, de defesa do equilíbrio das contas municipais, do bom nome do Município de Ponte de Lima e de todos os limianos.

Esta ação permitirá manter a confiança no futuro, a qualidade de vida e melhores perspetivas para os nossos jovens.