Município de Ponte de Lima disponibiliza mais um serviço SIG Online

Modernização Administrativa
22 Outubro 2010
O Município de Ponte de Lima, no âmbito da política de Simplificação Administrativa e no sentido de modernizar e disponibilizar serviços de informação inovadores, apresenta um novo serviço Sig Online (SIG), denominado Serviço de Saúde.
O , no âmbito da política de e no sentido de modernizar e disponibilizar serviços de informação inovadores, apresenta um novo serviço , denominado Serviço de Saúde.

Publicado a 19 de outubro, este novo serviço permite a consulta e localização das Farmácias de Serviço, Unidades de Saúde (Hospital, Centro de Saúde, Extensões de Saúde) e Serviços de Bombeiros. É possível aceder à morada, coordenadas, contactos, fotografias e horários de funcionamento. Este serviço destaca-se de outros generalistas, por conter uma componente geográfica que facilita a localização e a deslocação dos utentes a estes equipamentos.

De realçar, que os são uma realidade no Município de Ponte de Lima, desde 2009.

Os primeiros serviços SIG online foram publicados em setembro de 2009, nomeadamente a Cartografia (Plantas de Localização), Planos Diretor Municipal; Planos de Urbanização, Ortofotomapas (1995, 2004 e 2007) e Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMFDCI). Oferece ao público em geral a possibilidade de consultar via web e de forma interativa todos os instrumentos de gestão territorial, a consulta e impressão de plantas para a instrução de processos de obras neste município. Desta forma introduziu-se a possibilidade de ter uma perceção da vista área de todo o concelho e a sua evolução desde o ano de 1995. Também passaram a estar disponíveis as plantas do PMDFCI, Perigosidade e Risco de Incêndio, úteis para operações de gestão florestal, limpeza de matas e prevenção de incêndios florestais.

Face à necessidade de desenvolver mecanismos de atratividade e dinamização dos espaços disponíveis para a instalação de Industria e Empresas em geral, foi publicado no dia 17 de setembro de 2009 o serviço SIG online Terra Investir, sendo este uma mais valia para a divulgação e atração de investimento para o Concelho, em particular para os Polos Industriais.

Em meados de dezembro de 2009, publicam-se mais três serviços: a Rede Geodésica Local, Usos e Ocupação do Solo e Carta de Ruído. Fruto de uma exigência crescente na entrega de processos de obras em formato digital e georreferenciados, foi publicado o Serviço SIG online Rede Geodésica Local, que engloba informação imprescindível para a georreferenciação de qualquer porção do território. O serviço de Usos e Ocupação do Solo, engloba cartas de usos e ocupação, bem como de evolução desde 1990 a 2006. A Carta de Ruído cada vez mais útil na tomada de decisão para a instalar infraestruturas e equipamentos, identifica e quantifica as zonas de maior ruído diurno e noturno.

Em breve se seguirão novos serviços SIG que visam essencialmente facilitar e centralizar o acesso a informação útil para o dia a dia do cidadão.