Deliberações da Reunião de Câmara de 18 de outubro

Autarquia
20 Outubro 2010
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião do passado dia 18 de outubro conceder às Juntas de Freguesia de Cabração e da Feitosa apoio financeiro para a concretização de obras da rede viária. Assim, a Junta de Freguesia de Cabração foi...

Câmara Municipal de Ponte de Lima Reforça Apoio aos Centros Sociais

A aprovou na do passado dia 18 de outubro conceder às de Cabração e da Feitosa apoio financeiro para a concretização de obras da rede viária.

Assim, a Junta de Freguesia de Cabração foi contemplada com uma verba no valor de €15.743 para a realização de obras de beneficiação no "Caminho Vicinal de Portelinha". Para a Junta de Freguesia da Feitosa a comparticipação financeira visa a aquisição de uma parcela de terreno, tendo em vista o alargamento do caminho de acesso à Igreja e ainda a criação de um parque de estacionamento.

No seguimento da política de preservação e recuperação do património rural, o Executivo Municipal deliberou aprovar por unanimidade adquirir um prédio urbano na Freguesia da Gemieira, pelo valor de €20.000. Trata-se de um moinho antigo, que em outros tempos era utilizado por toda a comunidade da Gemieira e das freguesias vizinhas, para a moagem de milho. Localizado no lugar da Ribeira, o edifício vai ser recuperado com o objetivo de reavivar e preservar a tradição da moagem de milho, dotando-o de condições próprias, sendo depois observável o engenho em pleno funcionamento a transformar os grãos de milho em farinha.

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou também os subsídios anuais para os Centros Sociais, na vertente de Apoio a Idosos.

Os apoios assentam numa política social que promova a inclusão social, o enraizamento das populações e o envelhecimento ativo, considerando que este deve ser direcionado para estimular os apoios domiciliários, os apoios domiciliários integrados, os centros de dia e os centros de convívio.

Neste sentido, o Executivo aprovou uma verba no valor total de €62.750, a distribuir pelos seguintes Centros Sociais: Correlhã, Gandra, Arcozelo, Beiral, Santa Maria dos Anjos, Fontão, Calheiros, Rebordões Santa Maria, Santa Cruz Lima, Fornelos e Vitorino dos Piães.