Ponte de Lima recebe 'Letras e cores, ideias e autores da República'

11 Outubro 2010

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe ao longo deste mês de outubro, a mostra «LETRAS E CORES, IDEIAS E AUTORES DA REPÚBLICA», promovida pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), junto de todas as Bibliotecas da Rede de Leitura Publica. Ainda sobre a temática da República e paralelamente a esta , a , complementando a informação dos cartazes, apresenta uma mostra bibliográfica, tendo como base o seu fundo documental e alguns trabalhos alusivos a esta temática realizados pelos alunos dos diversos agrupamentos de escolas do concelho de Ponte de Lima.

A DGLB, em parceria com a , organiza esta exposição - «LETRAS E CORES, IDEIAS E AUTORES DA REPÚBLICA» - em cartazes que cruza textos e autores da época da República, ou de alguma forma ligados a ela, com o que de melhor se está a fazer na área da ilustração portuguesa contemporânea.

Dez ilustradores, todos eles reconhecidos e premiados, foram convidados a ilustrar dez temas identificados num vasto panorama de ideias ligadas à República.

Começando pela frase que um soldado disse em tribunal, ao ser julgado após a revolta de 31 de janeiro de 1891 - "Não sei o que é a República, mas não pode deixar de ser uma cousa santa" -, a exposição vai acompanhando plasticamente textos e autores que ganham aqui um novo rosto, terminando na magnífica figura da Nova República desenhada por Alex Gozblau.

A partir da apresentação oficial, que decorreu no Museu Nacional do Traje a 16 de julho, 308 Municípios, através das suas Bibliotecas Municipais, bem como Universidades, Centros Culturais do Instituto Camões, embaixadas nos PALOP, estabelecimentos prisionais, Escolas Superiores de Educação e outros espaços culturais apresentam publicamente esta exposição.

A mostra, de entrada livre, pode ser visitada no seguinte horário: segunda-feira - 14h00 às 18h00; terça a sexta-feira - 10h00 às 12h30 / 14h00 às 18h00; sábados - 10h00 às 12h30.

As dez ilustrações em exposição:

1. Ultimatum - João Vaz de Carvalho
2. Monarquia - Afonso Cruz