Câmara Municipal de Ponte de Lima contesta calendário para a implementação de portagens nas Scuts

Sociedade
11 Outubro 2010
A Câmara Municipal de Ponte de Lima, sem deixar de continuar a manifestar a sua oposição à implementação de portagens, aprovou na reunião realizada no dia 4 de outubro uma proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, sobre o calendário..
A , sem deixar de continuar a manifestar a sua oposição à implementação de portagens, aprovou na reunião realizada no dia 4 de outubro uma proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, sobre o calendário de implementação de Portagens na A27.

O Executivo não concorda com o calendário adotado que implica a introdução gradual de portagens nas diferentes regiões, sendo esta região a primeira Nut do País a ter as suas infraestruturas portajadas.

Considerando que esta região regista um dos mais difíceis indicadores de desenvolvimento do País, para além da falta de alternativas válidas de públicos nos concelhos do interior do Vale do Lima, o Executivo Municipal entende que a introdução de portagens na A27 deverá ocorrer só depois de serem introduzidas nas regiões onde o PIB per capita for efetivamente superior ao registado nesta zona.

A política de isenções de pagamento de portagens na A 27, segundo o Executivo, deveria ter em consideração uma discriminação verdadeiramente positiva a favor dos cidadãos e das empresas do concelho que comparativamente a outros territórios têm níveis de desenvolvimento bastante superior a esta região. Desta forma, cumpria-se a politica do Governo que no final da década de 90 lançava o conceito de construção e disponibilização de autoestradas sem custo para o utilizador, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento económico em algumas regiões mais desfavorecidas.

A Câmara Municipal deu formalmente conhecimento desta posição ao Senhor Primeiro-ministro e Senhor Ministro das Obras Públicas.