Arquivo Municipal de Ponte de Lima no portal da Unesco

13 Outubro 2009
Salvaguardando um valiosíssimo património arquivístico do concelho de Ponte de Lima, o Arquivo Municipal garante o acesso ao espólio documental e a importantes registos administrativos.

A grande novidade é que o acervo à guarda deste Arquivo Municipal encontra-se agora promovido no portal da Unesco, permitindo uma maior projeção internacional a este sistema de informação extremamente rico.

Dessa forma, poderão ser consultados em formato digital: a coleção de cartas régias, a coleção de pergaminhos, os forais manuelinos de Ponte de Lima, S. Martinho da Gandra e Beiral do Lima e de Souto de Rebordões, o livro dos apontamentos para as memórias das antiguidades de Ponte de Lima (conhecido como "Livro do Justininho"), o livro de índice das principais matérias contidas nos livros de vereações e nos livros de registo e das correias, os fundos documentais da Cadeia de Ponte de Lima, da Provedoria do Concelho, dos extintos coutos e concelhos de Albergaria de Penela, Correlhã, Bertiandos, Facha, Queijada, Souto de Rebordões e Feitosa os livros dos acórdãos da Câmara Municipal de Ponte de Lima, o mapa da vila de Ponte de Lima (1927), os livros de registo geral (alguns dos quais conhecidos como "Livros das Correias"), os livros de atas da Câmara Municipal de Ponte de Lima (1567-2003) e a coleção de postais.