Apresentação Pública do Prémio de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural

19 Abril 2016
O Município de Ponte de Lima aposta no incentivo ao empreendedorismo como forma de estimular as comunidades locais a adquirirem maior sustentabilidade e desenvolvimento socioeconómico. É com base neste pressuposto que o Município de Ponte de Lima promove mais uma edição do Prémio "".

A apresentação pública que decorreu no passado dia 13 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, esteve a cargo do Vereador do Desenvolvimento Rural, Paulo Barreiro de Sousa, que enumerou os princípios e os objetivos do Prémio.

Assim, o Prémio de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural pretende lançar um desafio ao meio empresarial e a todos aqueles que se sintam capazes de apresentar um projeto estruturante e que garanta a sustentabilidade ambiental, económica e social do concelho. Por outro lado, ambiciona ideias que sejam geradoras de emprego, e projetos inovadores, designadamente os que contribuam para a concretização do reforço da identidade e imagem do local bem como a valorização de produtos/recursos genuinamente regionais, centrados em áreas como: agricultura, pecuária, turismo/lazer, agricultura biológica/agro-indústria, floresta, artesanato, pastorícia, e outras atividades desde que sejam ambientalmente sustentáveis, inseridas em áreas de cariz rural e com impacto para a economia local.

Dirigido a empresários com projetos implementados com sede social ou com desenvolvimento no concelho de Ponte de Lima, cada candidato poderá concorrer com um só projeto, o qual deverá ser apresentado por escrito, e que esteja legalmente constituído.

Na conjuntura atual, a disseminação de uma cultura empreendedora reveste-se de elevada importância. Desta forma, o reconhecimento dos projetos passa a ser recompensado com prémios monetários, uma vez que "em outras edições os prémios assentavam em presenças em feiras internacionais para profissionais" afirma o Vereador Paulo Sousa, sendo que "o prémio monetário é mais aliciante", sustenta o autarca. O 1.º prémio tem um valor monetário de 1.500€ e oferta de um espaço a título gratuito durante um ano em eventos deste setor promovidos pelo Município de Ponte de Lima. O 2.º prémio com um valor monetário de 800€, e oferece ainda um espaço a título gratuito durante um ano. Para o 3.º lugar será atribuído um valor de 500€. A todos os concorrentes será atribuído um Certificado de Participação.

Período de apresentação de candidaturas a partir de 18 de abril a 20 de maio, através da apresentação de um formulário próprio.

A entrega das candidaturas poderá ser feita através de e-mail: terra@cm-pontedelima.pt ou no edifício dos Paços do Concelho /GAM - Gabinete de Atendimento ao Munícipe.

Para mais informação, consulte:

Regulamento do 'Prémio de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural'

Formulário de Candidatura