Recuperação do Edificio da Antiga Escola E.B. 1 de S. Pedro d'Arcos – Ponte de Lima

Autarquia
08 Abril 2016
A antiga Escola Primária de S. Pedro d'Arcos foi alvo de uma profunda remodelação no sentido de a dotar de condições necessárias para acolher novos serviços.

As obras efetuadas pela Câmara Municipal em colaboração com a Junta de Freguesia assentaram numa intervenção que assentou na recuperação interior de moda a materializar os novos programas funcionais e na execução de trabalhos de arranjos exteriores com recurso a trabalhos de pavimentação em lajedo e cubos de granito e ajardinamento geral, tendo resultado num investimento total de aproximadamente 80 mil euros.

O edificio com quatro salas poderá acolher os serviços da Junta de Freguesia; destinando-se uma sala para a instalação de uma biblioteca; outra para formação e atualmente uma está a ser utilizada com aulas de ginástica. Numa outra parte do edificio fica instalada a Casa Mortuária.

Durante a visita técnica que o Executivo Municípal efetuou, o Presidente da Câmara Municipal, Engº Victor Mendes, revelou que esta intervenção enquadrou-se na politica de recuperação que o Município tem realizado nas "antigas escolas primárias que foram encerradas no âmbito do reordenamento da rede do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, convertendo estes edificios para fins diversos, nomeadamente para habitação social, alojamento turístico, sedes de junta de freguesia, entre outros".

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro d'Arcos, Custódio Fernandes, afirmou que "desde sempre pretendíamos reformular este edificio para aqui instalarmos serviços que sirvam a freguesia, tendo encontrado também a solução para a instalação da Casa Mortuária".