Município de Ponte de Lima implementa Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança

Modernização Administrativa
15 Março 2016
O Município de Ponte de Lima tem como uma das suas prioridades estratégicas a modernização administrativa, cujo objetivo primordial é a prestação de serviços aos cidadãos e entidades públicas e privadas, pautados por altos padrões de qualidade.

O Município de Ponte de Lima tem como uma das suas prioridades estratégicas a , cujo objetivo primordial é a prestação de serviços aos cidadãos e entidades públicas e privadas, pautados por altos padrões de qualidade. Neste sentido, o Município decidiu implementar um Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambiente e Segurança, de acordo com as normas de referência em vigor e a sua certificação.

A Gestão da Qualidade consiste em controlar os processos de modo a obter a maior eficiência e eficácia na prestação dos serviços municipais, contribuindo para a satisfação das necessidades e expectativas dos cidadãos, trabalhadores e fornecedores.

A Gestão Ambiental visa essencialmente minimizar os impactes ambientais provocados pelas atividades do Município no meio ambiente em que se insere.

A Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho visa minimizar os riscos resultantes das atividades do Município para proteção dos trabalhadores.

Considerando a complexidade do universo dos vários serviços da autarquia e as exigências normativas, o Sistema de Gestão será implementado de forma faseada, sendo iniciado com a certificação do Atendimento que é prestado no e na Tesouraria de acordo com a norma NP EN ISO 9001 (Qualidade), passando de seguida para o Abastecimento de Água, Saneamento de Águas Residuais e Resíduos Sólidos Urbanos com a implementação de um Sistema Integrado segundo as normas NP EN ISO 9001 (Qualidade), NP EN ISO 14001 (Ambiente) e NP 4397/ OHSAS 18001 (Segurança e Saúde no Trabalho).

Perante isto, o Executivo Municipal no âmbito do Sistema de Gestão assume o compromisso de:

• melhorar continuamente a eficácia e o desempenho do sistema de gestão;
  • prevenir a poluição e impactos ambientais;
  • cumprir os requisitos legais e outros aplicáveis;
  • prevenir as lesões e afeções da saúde;
  • promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores do Município através das ações de formação.

A implementação e certificação do Sistema Integrado reveste-se como um desafio máximo de excelência para o Município de Ponte de Lima, uma vez que considera a satisfação dos cidadãos (Qualidade), a sociedade (Ambiente) e os trabalhadores (Segurança) numa procura permanente da melhoria contínua.