Município de Ponte de Lima apoia ALTI CEPÕES – Associação Lazer e Terceira Idade

Ação Social
01 Outubro 2015
O Município de Ponte de Lima celebrou um Protocolo de Cooperação com a ALTI CEPÕES - Associação Lazer e Terceira Idade.

Segundo o deliberado em reunião de 31 de agosto, a autarquia garante uma comparticipação financeira no valor de 5. 000€, destinada à aquisição de uma viatura para apoio domiciliário. "Esta é uma mais-valia muito importante, e que irá ajudar pessoas que estão nas suas casas, em situações de isolamento. A nossa Associação disponibiliza apoio domiciliário, desde a alimentação; higiene habitacional e higiene pessoal", justificou a Presidente da Direção da ALTI CEPOES, Fátima Gandarela.

Desta forma o Centro de Dia da ALTI CEPOES vai iniciar a valência de apoio domiciliário, tendo já 10 utentes inscritos, enquanto no Centro de Dia frequentam diariamente 23 utentes, provenientes das freguesias de Bárrio / Cepões; Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte e Arcozelo.

A cerimónia de assinatura do Protocolo decorreu em ambiente de festa popular, na qual os utentes do Centro de Dia participaram numa desfolhada e conviveram com as crianças do Jardim de Infância de Cepões, que se associaram a este momento de convívio intergeracional.

Acompanhado pelos Vereadores Ana Machado, Vasco Ferraz e Paulo Sousa, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, elogiou o trabalho da ALTI CEPÕES, classificando-o como "um ato de cidadania, um projeto que conseguiu vingar, e esperamos que continue a concretizar os seus objetivos".

O autarca relembrou que este apoio insere-se na estratégia de apoio às IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, considerando que compete ao município "enquanto instituição pública dar apoio e ajuda financeira a estes projetos que investem no bem-estar das pessoas".

O Centro de Dia da ALTI CEPÕES promove várias atividades para os seus utentes, desde ginástica, estética, pintura, desenho e canto, entre outras ações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes.