Equipa de Intervenção Permanente – Seção de Freixo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima

Proteção Civil
05 Agosto 2015
A AHBV - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima - Seção de Freixo já possui uma Equipa permanente de apoio e socorro às suas populações. A nova EIP - Equipa de Intervenção Permanente iniciou funções no dia 3 de agosto.

Recordamos que este reforço foi possível graças a um protocolo celebrado entre o Município de Ponte de Lima, a ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil e a AHBV - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. Trata-se da 2ª Equipa aprovada para esta Corporação, sendo que foi a primeira Associação Humanitária no país a ter tal privilégio, justificando-se a mesma pela distância  entre o Quartel Sede e a Seção de Freixo da AHBV Ponte de Lima.

A EIP é constituída por cinco bombeiros em regime de permanência e assegura o socorro, de forma permanente, em todos os dias úteis, por um período semanal de 40 horas, de acordo com um plano de horário elaborado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o protocolo, a ANPC e a Câmara Municipal comparticipam em partes iguais nos custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, atribuindo à Associação, mensalmente e a título de subsídio, por cada elemento contratado, o respetivo valor, bem como demais encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.

O Município de Ponte de Lima, a ANPC, Junta de Freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, a Direção e o Comando da AHBV de Ponte de Lima, marcaram presença numa cerimónia que decorreu no Quartel da Seção de Freixo, testemunhando o início da atividade da EIP - Seção de Freixo.