Congresso Mundial de Parques e Jardins Inteligentes em Ponte de Lima

02 Junho 2015
O Congresso Mundial de Parques e Jardins Inteligentes, que decorreu em Ponte de Lima, marcou o nascimento da nova organização mundial, a World Urban Parks, um acontecimento em que se fez a transição da IFPRA - International Federation of Parks and ..
O Congresso Mundial de Parques e Jardins Inteligentes promovido pelo Município e que decorreu em Ponte de Lima em Maio deste ano, marcou o nascimento da nova organização mundial, a World Urban Parks, um acontecimento em que se fez a transição da IFPRA - International Federation of Parks and Recreation Administration. Esta nova organização mundial de espaços verdes urbanos, tem uma diferente organização e estrutura e pretende-se de maior abrangência mundial, naturalmente mantendo muitos dos princípios da IFPRA.

O Chefe Executivo (CEO) desta nova organização Digby White, assegura que a partir de agora "esta entidade  será a representante de parques urbanos com especial atenção aos espaços recreativos em espaço urbano, complementando a organização responsável pelos Parques Nacionais, a IUCN - International Union for Conservation of Nature, que já existe, no âmbito das Nações Unidas."

Por sua vez, José Arrieta,  da Associação Espanhola de Parques e Jardins Públicos explicou que esta organização tem como objetivo promover as "atividades dos parques e jardins públicos, através de eventos,  congressos,  prémios anuais para profissionais do sector e workshops. Esta associação tenta com estas ferramentas dinamizar esta área e promover a troca de conhecimentos técnicos."

Com a presença de mais de 220 congressistas de 25 países, os trabalhos decorreram de forma dinâmica e com uma grande participação pelo interesse e diversidade temática e territorial das apresentações. Pela sua importância em termos de impacto internacional o Congresso foi parcialmente financiado pelo Turismo de Portugal através do Fundo de Captação de Congressos.

As apresentações foram orais e em posters de vários países, pois a representação foi de todos os continentes e com uma grande diversidade temática, dentro dos 3 grandes grupos de temas, a conceção inteligente, a construção inteligente e a promoção inteligente.

A nível europeu, foi onde naturalmente se fez a maior representação de países, como seria natural. Houve uma forte presença dos países nórdicos da Suécia, Noruega e Finlândia, e depois representantes de diversos outros países, como a Alemanha, a Suíça, o Luxemburgo, a França, Irlanda e Espanha.

Foi com muito gosto que recebemos o grande número de participantes da Ásia e Pacífico, com a presença da China, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, do Médio Oriente com Israel, Turquia, Emiratos Árabes Unidos, da América do Norte e do Sul, com o Brasil, a Colômbia, os Estados Unidos da América e Canadá e com a forte representação africana, com Marrocos, Guiné-Bissau, Angola, e Moçambique.

Da Guiné-Bissau veio uma comitiva chefiada pelo Secretário de Estado do Ordenamento e Administração do Território, que fez a conferência de abertura, com o tema das Cidades Verdes da Guiné-Bissau.

No âmbito deste congresso, assistiu-se também ao ato de geminação da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho com a Região de Cacheu da Guiné-Bissau, ao estabelecimento da parceria da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo com o Instituto Eppley da Universidade de Indiana dos Estados Unidos da América, para a atribuição dos Certificados de Profissionais de Parques (CPP) e dos Certificados Internacionais dos Profissionais de Parques (CIPP), à criação de um consórcio de produtores de plantas ornamentais para o mercado alemão e foi apresentada a primeira versão da Carta de Ponte de Lima, que irá ser validada pelas principais organizações mundiais do sector dos espaços verdes, para vir a ser dentro de pouco tempo aprovada como a Carta Mundial dos Espaços Verdes Urbanos.

Em simultâneo decorreu na Expolima a Feira de Espaços Verdes de Ponte de Lima 2015, que contou com mais de 60 expositores, que apresentaram um variado conjunto de amostras de plantas ornamentais, relvados, ervas aromáticas e medicinais, sementes, bem como mobiliário urbano, substratos e adubos, produtos agrícolas, material de rega, maquinaria, tratores, vasos e diversos equipamentos. A Feira foi organizada pelo Município de Ponte de Lima e pela Escola Profissional de Agricultura e de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima em colabora­ção com a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais.