Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova os projetos de ETAR de Fornelos – Queijada, Refoios e Freixo

Autarquia
25 Julho 2015
A Câmara Municipal de Ponte de Lima no âmbito da política de melhoria contínua em todo o concelho, no sentido aperfeiçoar a atual Rede de Saneamento, essencial para toda a comunidade, pretende construir duas ETAR, nomeadamente em Refoios e em Fornelos - Queijada, prevendo-se ainda a ampliação da ETAR existente na zona sul do concelho, em Freixo.

Em Refoios, entende o Executivo Municipal que é essencial alargar a rede de saneamento, abrangendo diversas zonas da freguesia, junto ao Centro de Saúde, Centro Educativo de Refoios, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, entre outras. Neste contexto, surge a necessidade de construir uma ETAR para o tratamento desses resíduos.

Na freguesia de Fornelos - Queijada, atendendo à instalação do Parque Empresarial e Industrial, surge a necessidade de construir uma ETAR para a drenagem dos esgotos da zona industrial e parte da freguesia de Fornelos.

Devido à insuficiente capacidade da atual ETAR existente em Freixo, construída há mais de vinte anos, o Executivo Municipal deliberou avançar com um projeto de renovação e ampliação da mesma, no sentido de requalificar e aumentar a rede de saneamento na zona sul do concelho.