Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Município de Ponte de Lima e a Comissão da Fábrica da Igreja de S. Pedro d´Arcos Inauguraram o Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza – Quartéis de Santa Justa

Desporto
20 Julho 2015
O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Brito, presidiu à cerimónia, que se realizou este domingo, dia da romaria a Santa Justa
"Hoje cumprimos uma promessa, a concretização a que nos propusemos de recuperar os Quarteis de Santa Justa, no âmbito de uma estratégia de valorização da nossa identidade cultural, patrimonial e histórica", disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, durante a cerimónia oficial de inauguração do Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza - Quartéis de Santa Justa, em S. Pedro de Arcos.

O autarca realçou a disponibilidade da Comissão da Fábrica da Igreja de S. Pedro de Arcos, que, "..desde o primeiro momento se mostrou disponível para apoiar este projeto". Desta forma, disse o edil, "apostamos numa estratégia de qualificação e diversificação, criando um espaço de atração turística, beneficiando da localização geográfica, numa ligação natural e simbólica entre a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e a Serra d´Arga."

Em dia de romaria a Santa Justa, mais de 100 cavaleiros cumpriram a romaria e subiram até aos Quartéis de Santa Justa, local de excelência do património natural do concelho, outrora utilizado como albergue pelos romeiros, caminhantes e peregrinos, profundamente ligados à festa de Santa Justa, conotada como tradição equestre da região.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Brito, referiu que mais uma vez, "Ponte de Lima deu um passo grande, em reabilitar um espaço tão significativo e de tão forte tradição". O Governante disse ainda que esta "é a estratégia certa, recuperar e revitalizar locais emblemáticos que promovam o turismo de natureza e o turismo equestre."
O Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza, funcionará como um ponto de partida e um equipamento de apoio para a descoberta da área envolvente, nomeadamente a proximidade com a Serra d´Arga e o lugar de Cerquido, sendo uma nova oferta de alojamento, com camaratas e espaços de apoio ao acolhimento de visitantes.

A reconversão dos Quartéis de Santa Justa num Centro de Interpretação e Vivência Ativa da Natureza - foi um investimento incluído na operação Pro|Seguindo, aprovada pelo Programa Operacional da Região Norte (ON.2). O Pro|Seguindo é uma candidatura no âmbito do QREN, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Município de Ponte de Lima e a Comissão da Fábrica da Igreja de S. Pedro d´Arcos Inauguraram o Ce...
Município de Ponte de Lima e a Comissão da Fábrica da Igreja de S. Pedro d´Arcos Inauguraram o Ce...
Município de Ponte de Lima e a Comissão da Fábrica da Igreja de S. Pedro d´Arcos Inauguraram o Ce...
Voltar
 
- <