Festival Percursos da Música 2015 – Ponte de Lima | 5 de Julho, preenchido com muita e boa música

03 Julho 2015
O próximo domingo, dia 5 de Julho, será um dos dias em que o Festival Percursos da Música irá oferecer um conjunto de espectáculos imperdível para os amantes da música de excelência.

A Avenida dos Plátanos acolhe a partir das 15h00 a La Ideal | Orquestra Típica de Tango Argentino (Porto), com a participação especial de Gladys y Oscar, bailarinos de Tango Argentino, "uma orquestra que se formou recentemente (Setembro de 2013) com a dupla vocação de recriar quer a música de baile das milongas tradicionais quer a música de concerto de compositores como Piazzolla e Rovira. Com uma formação simultaneamente típica e original - Bandoneon, Piano, Flauta, Violino e Contrabaixo - esta orquestra tem uma sonoridade única e uma ampla paleta tímbrica. Apoiada no Bandoneón tradicional e constituída por músicos de excelente qualidade que também são bailarinos de Tango as suas apresentações juntam também a dança à música argentina num espectáculo completo que recria o ambiente íntimo e expressivo das típicas casas de Tango de Buenos Aires. Nesta sua ainda curta carreira tem feito múltiplas apresentações em Portugal (Porto, Lisboa, Aveiro, Caminha, etc) e Espanha (Santiago de Compostela, Lugo, Vigo, Salamanca, Palma de Mallorca, etc), em formato de concerto bem como orquestra convidada em Milongas (bailes de tango)."

Mais tarde, no mesmo local, a partir das 17h30, Henrique Fraga e Marco Matos apresentarão o seu projecto denominando "A Nossa Guitarra".

"A Guitarra Portuguesa tem sido amplamente utilizada e está na própria génese do Fado, um estilo musical único, nomeado Património Imaterial da Humanidade. Com uma identidade própria bem definida, deve uma grande parte da sua evolução ao facto de também ser utilizada como instrumento solista, o que expandiu o seu horizonte musical, muito para além da função de acompanhamento, à qual, desde sempre esteve confinada. A sonoridade única e verdadeiramente impressionante da guitarra de Coimbra é o fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de gerações, entre a inovação e o rigor da construção do instrumento, levada a cabo pela família Grácio, e o apuramento técnico conseguido por Artur Paredes e seu filho Carlos Paredes nas suas peças instrumentais mais virtuosas.

A Nossa Guitarra é um projecto de divulgação deste instrumento tão especial que leva o nome de Portugal pelo mundo, sempre acompanhado pela guitarra clássica como uma parte de si. Surge de um trabalho empenhado de Henrique Fraga e Marco Matos, em trazer para o palco alguns dos temas mais desafiantes que alguma vez foram compostos para estes instrumentos. Além dos clássicos: "Verdes Anos", "Valsa", "Variações sobre o Mondego", "Divertimento" e "Balada de Coimbra", constam do repertório do concerto temas de elevada exigência, tais como, "Danças Portuguesas n.º 1 e n.º 2", "Variações em Ré Menor", "Variações em Ré Maior" de Carlos Paredes e ainda alguns temas originais compostos pelo duo.

A Nossa Guitarra é a proposta de uma experiência cultural inesquecível, que pretende estreitar a ligação entre este instrumento e o público, numa atmosfera sonora e emocional capaz de envolver cada pessoa de forma única e surpreendente."
À noite, no Largo da Alegria na Além da Ponte, a partir das 22h00, um outro momento que se espera da maior relevância no contexto da edição de 2015 do Festival Percursos da Música - o concerto de guitarra de Peixe, guitarrista da banda Ornatos Violeta.
Pedro Cardoso (Peixe) nasceu a 12 de Fevereiro de 1974 na cidade do Porto em Portugal. Estudou Guitarra Clássica no Conservatório de Música do Porto e guitarra Jazz na Escola Superior de

Música do Porto. Frequentou também a Faculdade de Belas Artes do Porto. Desde 1997 que ensina guitarra em várias escolas de música na zona do Porto.

Foi membro fundador da banda Ornatos Violeta, que é hoje considerada uma das mais importantes bandas Portuguesas de sempre e que marcou de forma incontornável a nova música moderna Portuguesa. Com esta editou os álbuns "Cão!" e "O Monstro Precisa de Amigos" ambos vencedores de prémios Blitz. Após a separação, fundou a banda de rock Pluto, com quem editou o álbum "Bom Dia" e a banda jazz DEP com quem editou o álbum "esquece tudo o que aprendeste". Em 2008 criou a OGBE - Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos - com o apoio do serviço educativo da Casa da Música, grupo que continua em funções e do qual é o director. Desde 1995 até hoje, participou e escreveu bandas sonoras para peças de teatro e filmes de cinema.

Em 2010 editou o álbum "Joyce Alive" com a banda Zelig. Em 2012 edita o primeiro disco a solo "Apneia". Em 2015 lança o seu segundo álbum a solo intitulado "Motor".

"O que, na verdade, começa por insinuar-se é outra coisa: alguém que toca guitarra como quem soletra. Quer dizer: como quem aprende a ler. Nada há de depreciativo nestas considerações. Porque as suspeitas de algo de 'anormal' evocam o 'antes e depois da ciência', com que o 'renascido' Eno se saiu nos dias em que sentia latejar veia de profeta. E também não há que esperar muito para se ganhar consciência de que Bach e Paredes já foram visita dos pavilhões auditivos de quem assim toca." In Revista Actual por Ricardo Saló (Agosto 2012)

Todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.