Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova a Empreitada de “Reconstrução do Açude no Rio Lima”

Autarquia
17 Junho 2015
No âmbito do projeto de Beneficiação e Recuperação Ambiental a implementar nas margens do Rio Lima, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, em reunião realizada em 2 de março, aprovou a empreitada de "Reconstrução do Açude no Rio Lima".

A Câmara Municipal aprovou pelo valor de 480.000,00€ + IVA a empreitada de Reconstrução do Açude no Rio Lima, uma intervenção que visa garantir a recuperação estrutural e hidráulica do Açude.

A obra de reconstrução pretende proporcionar condições de escoamento dos caudais sobre o Açude, semelhantes às que atualmente se verificam, ou seja, garantir a passagem de espécies piscícolas existentes no Rio Lima.

Neste contexto, e na procura de uma solução para a passagem de peixes, a avaliação do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, indica que esta passagem será localizada na margem esquerda do Rio Lima, sobrepondo-se sensivelmente com a passagem para peixes já existente, mas que não oferece as garantias de circulação piscícolas pretendidas.

O Açude será recuperado e nivelado, sendo substituídas em grande medida os cestos dos Gabions existentes, dada a corrosão que apresentam.

A apresentação pública desta Empreitada vai decorrer no Clube Náutico, durante uma cerimónia que servirá para celebrar dois protocolos de cooperação entre a Câmara Municipal e aquele Clube, no sentido de apoiar a aquisição de uma nova embarcação, bem como a ação de limpeza do Rio Lima.

Neste contexto, convidamos o V/ órgão de comunicação a assistir à cerimónia, que se realizará, sábado, 20 de junho, às 11h30 nas instalações do Clube Náutico de Ponte de Lima.