Câmara Municipal de Ponte de Lima celebra protocolo de cooperação financeira com a Associação Florestal do Lima – ZIF LIMA-VEZ

Autarquia
18 Maio 2015
A Câmara Municipal de Ponte de Lima celebrou um protocolo de cooperação financeira com a Associação Florestal do Lima, sendo esta entidade a gestora da Zona de Intervenção Florestal do Lima - Vez / ZIF Lima - Vez.

A Zona de Intervenção Florestal do Lima - Vez / ZIF Lima - Vez, criada em 10 de fevereiro de 2012, abrange uma área de 23.015ha nos concelhos de Ponte de Lima e Arcos de Valdevez.

Em Ponte de Lima as freguesias integradas na ZIF são todas as que se localizam a Norte do Rio Lima, nomeadamente: Arcozelo, Bárrio e Cepões, Bertiandos, Brandara, Cabração e Moreira do Lima, Calheiros, Estorãos, Fontão, Labruja, Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, Refoios do Lima, Sá, Santa Comba e S. Pedro de Arcos.

Considerando os pressupostos da sua criação e a Defesa da Floresta Contra os Incêndios Florestais, a Associação Florestal do Lima, submeteu uma candidatura à Ação 2.3.1.1 do ProDer, para implementação de mosaicos de parcelas de gestão de combustíveis, numa área total de 156,77ha, dos quais 120,70ha pertencem ao concelho de Ponte de Lima. Estas ações estão previstas no plano específico de intervenção florestal da ZIF, o qual obteve parecer positivo da Comissão Municipal de Defesa da Floresta.

Sendo o valor global do investimento de 135.030, 22 euros, com uma comparticipação de 90%, do programa ProDer no valor de 113.956,32 euros, a Câmara Municipal assegura a componente não financiada da candidatura no valor total de 13.421,52 euros.

O Presidente da Associação Florestal do Lima, Joaquim Viana Rocha, realçou o contributo que a Câmara Municipal de Ponte de Lima tem prestado ao trabalho desenvolvida pela Associação, "o que nos permite reforçar a nossa intervenção a sul e a norte do concelho".

Considerando que esta área é fundamental no desenvolvimento do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, referiu a importância deste acordo, o que permite reforçar o apoio a esta entidade, pois faz parte da nossa atuação estabelecer parcerias com as Associações que estão no terreno, no sentido de garantirmos as condições de segurança ás pessoas e bens".