“Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos” - Câmara Municipal de Ponte de Lima celebra protocolo

12 Maio 2015
Potenciar o surgimento de micro empresas na área da organização e promoção turística do concelho, é o objetivo do projeto Terra Incubadora, impulsionado pelo Município de Ponte de Lima.

Neste contexto, o Município celebrou um protocolo para apoiar a "Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos", projeto dinamizado por duas jovens, Marlene Sofia Araújo e Patrícia Araújo Monte, ex-alunas da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - ESA/IPVC, a laborar nas Antigas Instalações da Cooperativa de Estorãos, espaço da responsabilidade da Câmara Municipal.

No acto da assinatura do referido protocolo, que decorreu no passado dia 8 de maio, as promotoras do mesmo, realçaram o apoio imprescindível do Município, o que lhes permitiu concretizar e desenvolver este projeto de recuperação de sidra, lançado pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos em 2005.

Recorrendo à matéria-prima existente na Área Protegida, este projeto visa recuperar e utilizar variedades tradicionais de maçãs, como forma de demonstrar a qualidade da bebida e viabilidade da sua comercialização.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, evidenciou o caracter "empreendedor das jovens e do IPVC/ESA, que apoiaram este projeto de forma empenhada e profissional, desejando que o mesmo avance para uma segunda etapa, e que dinamize e inove a formulação base de origem da sidra."

Numa última etapa do projeto prevê-se, através da recuperação de variedades tradicionais de maçã, lançar uma linha de sidras gourmet. Estas diferentes gamas de sidra, pretendem aumentar e diversificar o poder de escolha do consumidor em relação a linha de bebidas fermentadas de baixo teor alcoólico que existem neste momento no mercado.