Danças Ocultas | Teatro Diogo Bernardes – 9 de maio – 22 horas

08 Maio 2015
O Teatro Diogo Bernardes apresenta amanha, sábado, 9 de maio, às 22 horas, o espetáculo Danças Ocultas, concerto integrado no DESAFIOS - Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio, que acontece em Ponte de Lima ao longo do fim de semana.

"O acordeão diatónico - em Portugal conhecido por concertina - é um instrumento concebido na primeira metade do século XIX, e depois aperfeiçoado por diversos construtores europeus, que hoje ecoa memórias de uma outra vivência do espaço musical: um tempo anterior ao disco, à rádio. Continua, porém, a ser uma máquina de construir sonhos; e, por conseguinte, de inventar futuros possíveis, de fazer sentidos.

Em Maio de 1989 Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel começaram por organizar-se em torno de um sonho: o de desenvolverem as aptidões da execução enquanto investigavam as possibilidades de afastar o instrumento do folclore tradicional, acatando o que então era entendido como a "vontade da concertina", mas fazendo para ela uma música nova. Foram os tempos que conduziram a um nome para o quarteto e para o seu primeiro disco, Danças Ocultas (1996), com um repertório onde predominavam as composições de Artur Fernandes. Veio depois um tempo aventuroso, menos ingénuo e com mais engenho, que resultou do convívio alargado, das progressões em palco, das primeiras viagens e colaborações, motivando a transformação do grupo em núcleo de criatividade distribuída e a publicação de um segundo disco, chamado Ar (1998) - onde afirmaram os princípios de uma gramática musical própria e a introdução de algumas inovações técnicas como a invenção e construção de uma concertina-baixo. (..)
Jogos de som, de ritmo e de harmonia, entre o passado e o futuro: ou seja, produzindo sentido, em diálogo com a estética contemporânea."
Jorge P. Pires

Alento é o título de um novo álbum que reúne alguns dos melhores temas, marcos de referência da carreira das Danças Ocultas. O disco, editado em fevereiro de 2011, deu também origem a um novo espetáculo, que teve a sua estreia na Primavera do mesmo ano, no Museu do Oriente e que está disponível.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.